Gabriel Medina estreou com tudo na etapa de Fiji. O tricampeão mundial teve o melhor desempenho do primeiro dia do evento em sua bateria no round inicial diante de Crosby Colapinto e Connor O’Leary.
Além da grande atuação, Medina recebeu uma ótima notícia com relação ao chaveamento da competição. Gabriel agora só depende de suas próprias forças para chegar no WSL Finals de 2024.
Gabriel Medina só precisa vencer a etapa de Fiji para chegar ao WSL Finals
O cenário que antes dependia de alguns adversários mudou. Após os dois primeiros rounds, o chaveamento das oitavas de final ajudou Gabriel Medina.
Antes, vencer a etapa de Fiji não garantia Medina no WSL Finals. No entanto, um eventual confronto entre Ethan Ewing e Italo Ferreira já nas quartas de final da competição muda o cenário.
Se Gabriel Medina for campeão em Fiji, terá superado Yago Dora em uma eventual semifinal e também no ranking. Jordy Smith já foi eliminado. Nisso, o tricampeão mundial já chega na sexta colocação do ranking.
Se Italo Ferreira e Ethan Ewing passarem das oitavas de final, duelam nas quartas. Logo, um dos dois será eliminado e consequentemente ultrapassado por Medina, sendo campeão.
Esse cenário garante Gabriel Medina no top 5 e também no WSL Finals em Trestles, para lutar pelo seu quarto título mundial. Veja os cenários de todos os brasileiros.
Cenário com três brasileiros no WSL Finals ainda é possível
Gabriel Medina, Italo Ferreira e Yago Dora ainda podem chegar juntos ao WSL Finals. Para isso, Jack Robinson é a peça chave. O australiano precisa perder nas oitavas de final para Connor O’Leary.
Os brasileiros precisam seguir avançando, Gabriel e Yago necessitam fazer uma eventual semifinal do seu lado da chave e Medina deve vencer.
Do outro lado da chave, existem duas possibilidades que funcionam. Se Ethan Ewing perder nas oitavas de final para Ryan Callinan, Italo só precisa vencer Barron Mamiya para garantir os três brasileiros.
Caso Ethan avance ao round de quartas de final, Italo precisa vencer Barron pelas oitavas e depois derrotar Ewing pelas quartas.
Nesse cenário, o Brabo chegaria na semifinal e, somado com um título de Gabriel Medina e uma terceira colocação de Yago Dora, garantiria os brasileiros juntos no Finals.
Outro cenário que também funciona para garantir Medina, Italo e Yago juntos seria. Jack Robinson eliminado nas oitavas de final, Dora derrotado nas semifinais, Ferreira campeão e Medina vice.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade:
- Gabriel Medina e a estratégia para conseguir mais um milagre e chegar ao Finals
- Italo Ferreira comenta sobre a Olimpíada no Taiti: “Se eu estivesse, ia ser só porrada”
- [Exclusiva] Yago Dora abre o jogo sobre relação com atletas: “Não tem como ficar de amizade”
- Tatiana Weston-Webb monta o surfista dos sonhos com 17 títulos mundiais
- Kelly Slater comenta sobre derrota de Filipe Toledo na Olimpíada: “Perdeu para um…”
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.