A etapa de Fiji é a última do circuito mundial em 2024. O evento define o top-5 que disputará o WSL Finals. Gabriel Medina, Italo Ferreira, Yago Dora e Tatiana Weston-Webb são os brasileiros na luta pelas vagas em Trestles.
Todos ainda tem chances de chegar até o Finals. Dessa forma, confira todos os cenários e resultados que cada um precisa para terminar no top-5 do ranking.
O que Italo Ferreira precisa fazer para chegar no WSL Finals?
O Brabo é o melhor surfista do Brasil no ranking. Italo Ferreira venceu dois eventos em 2024 e ocupa atualmente a quarta colocação do ranking da WSL.
- Italo termina como 17º: após o corte, uma décima sétima colocação significa perder logo na repescagem. Caso isso aconteça, Italo será superado por Yago Dora, Ethan Ewing e Jordy Smith se estes chegarem nas quartas de final. Medina na final em Fiji também ultrapassa Ferreira, assim como Crosby Colapinto, se o americano vencer o evento. Assim, se Italo cair na repescagem, precisa torcer para somente um dos surfistas acima conseguir esses resultados.
- Italo termina como 9º: ser nono colocado significa perder nas oitavas de final. Caso isso ocorra, o potiguar pode ser ultrapassado por Ewing e Dora se chegarem às semifinais. Jordy Smith precisaria ser finalista e Medina vencer o evento para passar Italo. O Brabo teria de torcer para pelo menos 3 desses resultados não acontecerem. Caso Jack Robinson perca na repescagem, Italo precisa torcer somente para dois resultados.
- Italo termina como 5º: ser quinto colocado significa perder nas quartas de final. Assim, caso o Brabo chegue nessa fase e Jack Robinson já tenha sido eliminado, as chances são grandes. O potiguar superaria o australiano e só poderia ser ultrapassado por Ethan, Yago, Jordy e Medina. Porém, todos precisam chegar na final para passar Ferreira, feito que é impossível.
- Italo termina como 3º: ser terceiro é terminar como semifinalista do evento. Se Jack Robinson perder uma fase antes, Italo já está garantido, pois ganha a posição do australiano e só pode ser ultrapassado por Ethan, Yago e Jordy caso vençam o evento, como só um pode vencer, é impossível Ferreira perder a vaga nesse caso.
- Italo chega na final: marcando presença na decisão da etapa de Fiji, o brasileiro garante vaga no Finals, mesmo que perca a decisão.
O que Yago Dora precisa fazer para chegar no WSL Finals?
Após Italo, o melhor brasileiro é Yago Dora, que ocupa a sexta colocação do ranking.
- Yago termina como 17º: caso perca na repescagem, Dora não tem chances de chegar ao Finals.
- Yago termina como 9º: nesse cenário, o brasileiro precisa torcer para Ethan Ewing perder na repescagem, Jordy Smith nas oitavas de final, Medina nas semifinais e Crosby Colapinto não ser campeão.
- Yago termina como 5º: se Dora for eliminado nas quartas de final, precisa torcer para Ethan Ewing ter caído nas oitavas, Jordy Smith também parar nas quartas e Medina perder nas semifinais.
- Yago termina como 3º: perdendo na semifinal, Dora torce para que Ewing perca nas quartas, Jordy seja eliminado também nas semifinais e que Medina não vença o evento. Caso Jack e Italo percam nas oitavas de final, a situação de Yago melhora e precisaria torcer apenas para que somente um dos cenários de Ewing, Jordy e Medina não aconteça.
- Yago termina como 2º: caso seja vice-campeão, Dora garante sua vaga se Italo ou Jack perderem nas quartas de final ou se o campeão não for Jordy Smith ou Ethan Ewing.
- Yago termina como campeão: garante a vaga sem precisar pensar em nenhum outro resultado.
O que Gabriel Medina precisa fazer para chegar no WSL Finals?
Oitavo do ranking, Gabriel é o único dos brasileiros na categoria masculina que não depende apenas dos seus próprios resultados.
- Gabriel termina como 17º ou 9º: caso Medina perca na repescagem ou nas oitavas de final, não tem mais chances de chegar no top-5.
- Gabriel termina como 5º: para começar a ter chances, Medina precisa chegar nas quartas de final, caso seja eliminado nessa fase, precisa torcer para que Ethan, Dora e Jordy perderem na repescagem. Além disso, Crosby Colapinto e Rio Waida não poderiam ser campeões.
- Gabriel termina como 3º: perdendo nas semifinais, Medina torceria para que Ethan perca na repescagem e Dora e Jordy nas oitavas de final.
- Gabriel termina como 2º: sendo vice-campeão em Fiji, Medina torce para que Ethan, Yago e Jordy perderem nas quartas e/ou Jack e Italo fiquem na repescagem.
- Gabriel campeão: caso Medina vença em Fiji, precisa torcer para que Jack ou Italo percam nas quartas de final. Caso isso não ocorra, a torcida fica para que Yago e Ethan não cheguem na final.
Cenário com Italo, Yago e Gabriel no Finals
Existe a possibilidade dos três brasileiros terminarem no top-5. Entenda o que é necessário:
- Cenário 1: Gabriel termina como campeão, Dora é vice e Italo terceiro. Além disso, Jack Robinson precisar parar nas quartas de final.
- Cenário 2: Gabriel termina como campeão, Dora é terceiro e Italo quinto. Além disso, Ethan Ewing teria de parar nas quartas de final, Jack Robinson perder nas oitavas, e Jordy nas semifinais.
- Cenário 3: Gabriel é vice-campeão, Dora termina em quinto e Italo pelo menos nono. Nesse caso, Robinson precisa perder na repescagem, Ewing nas oitavas e Jordy nas quartas.
O que Tatiana Weston-Webb precisa fazer para chegar no WSL Finals?
Sétima colocada do ranking, Tatiana Weston-Webb vive uma situação difícil para chegar no top-5.
- Tati termina como 9º, 5º e 3º: perdendo na repescagem, quartas de final e semifinal, não é o suficiente para Tatiana Weston-Webb. A brasileira precisa ser finalista para ter chances.
- Tati termina como 2º: sendo vice-campeã, Tatiana precisa torcer para que Gabriela Bryan perca na repescagem e que nem Johanne Defay ou Sawyer Lindblad sejam campeãs.
- Tati é campeã em Fiji: nesse cenário, a brasileira precisa torcer para que Molly Picklum perca nas quartas de final e Gabriela Bryan nas semifinais.
A boa notícia é o fato de Tatiana ser a atual vice-campeã desta etapa. A brasileira também costuma ter ótimos resultados em esquerdas tubulares, como é o caso de Fiji.
Ver essa foto no Instagram
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.