A chegada do ano de 2024 traz muitas expectativas para o mundo do surf na WSL. A temporada guarda momentos intensos com novamente o corte na metade do ano prometendo muitas emoções. Nomes como Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e John John Florence estão entre os favoritos ao troféu. Confira o calendário WSL 2024.
O que há de novo no calendário WSL 2024?
A temporada do surf conta com um retorno, trata-se da volta da etapa de Fiji e vai contar com nove etapas no total. Assim, os grandes favoritos são os brasileiros, que continuam dominando o circuito mundial. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira são os principais expoentes do país na luta por mais um título mundial.
Esse ano terá nove etapas e não 10, por conta das Olimpíadas de Paris 2024. Isso para favorecer os surfistas na pausa de julho que podem treinar no Teahupo'o, no Taiti, e se preparar para a Olimpíada. A etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, será a última antes do corte na elite.
As novidades para a temporada de 2024 da WSL são o retorno de Fiji após sete anos como sede de uma das etapas. Um ponto interessante é as saídas de Surf Ranch, a piscina de ondas de Kelly Slater, e Jeffrey's Bay, na África do Sul.
Billabong Pro Pipeline (29/01 até 10/02)
O calendário WSL 2024 começa com o tour em sua etapa mais clássica, o Pipemasters. O lendário evento tem sua janela entre 29 de janeiro e 10 de fevereiro de 2023. Assim, o maior campeão da etapa é Kelly Slater, com oito títulos. O atual campeão do evento masculino é o australiano Jack Robinson, já que venceu em 2023 de forma histórica. No feminino, Carissa Moore levou o troféu para casa.
Começamos daquele jeito em Pipeline, DAY OFF
📸: WSL pic.twitter.com/fm5PXD3Oit
— Surf News Brasil 🌊 (@SurfNewsBrasil) January 29, 2024
Hurley Pro Sunset Beach (12/02 até 23/02)
O tour se mantém no Havaí para a segunda etapa calendário WSL 2024, dessa vez em Sunset. A janela tem início no dia 12 de fevereiro até 23 do mesmo mês. O local retornou na temporada de 2022 para a elite depois de mais de uma década fora. O grande campeão na categoria masculina foi Filipe Toledo, já no feminino, Molly Picklum defende o troféu.
BRASILLLL! 🇧🇷🇧🇷
Filipe Toledo comemora o título da etapa de Sunset Beach na WSL nos braços da galera #ge pic.twitter.com/WXTTVy5ivG
— ge (@geglobo) February 20, 2023
MEO Portugal Pro (06/03 até 16/03)
A terceira etapa do calendário WSL 2024 desembarca na Europa, mais precisamente em Portugal, com janela marcada para 8 até 16 de março. Os maiores vencedores do evento são Mick Fanning e o brasileiro Italo Ferreira com duas conquistas cada. O atual campeão na categoria masculina é o brasileiro João Chianca, enquanto no feminino a americana Caitlin Simmers detém o troféu.
Parabéns Caitlin Simmers e João Chianca, vencedores da etapa de Peniche da Liga Mundial de Surf 2023 👏#MeoRipCurlProPortugal #wsl #supertubos #peniche #oeste #oesteportugal pic.twitter.com/LwOee4x72e
— PENICHE – PORTINHO DA AREIA (@josemlou) March 14, 2023
Rip Curl Pro Bells Beach (26/03 até 05/04)
O quarto evento do calendário WSL 2024 é o mais antigo e tradicional, o Rip Curl Bells Beach dá início a perna australiana e tem sua janela marcada para dia 26 de abril até 5 de maio. Os maiores vencedores do evento na categoria masculina são Kelly Slater, Mick Fanning e Mark Richards, todos com quatro troféus, entre as mulheres Stephanie Gilmore é soberana com quatro troféus. O atuais campeões são Ethan Ewing e Tyler Wright.
For the 60th time in Rip Curl Pro Bells Beach history, we ring our champions into history! 🔔
Congratulations (for the second time) @tylerwright & @ethan_ewing!
—#RipCurl #TylerWright #RipCurlProBellsBeach #BellsBeach #Champions #EthanEwing #WSL #ChampionshipTour #Surfing pic.twitter.com/B9h25WHPhi
— Rip Curl (@ripcurl) April 11, 2023
Margaret River Pro (11/04 até 21/04)
Continuando na Austrália, o destino do quinto evento do calendário WSL 2024 é Margaret River e tem sua janela marcada entre 11 e 21 de abril. Os maiores vencedores da etapa são John John Florence e Tom Carrol com três títulos. Os atuais campeões no pico são Gabriel Medina e Carissa Moore na categoria feminina. Após esse evento a WSL promove o corte, quando vários surfistas são eliminados.
FOI AQUI QUE PEDIRAM AS FOTOS DA FESTA DOS VENCEDORES EM MARGARET RIVER???
SEGUE O 🪢🪢
.
.
.
📸 WSL/AARON HUGHES pic.twitter.com/FzjwnfVMBV— Surf News Brasil 🌊 (@SurfNewsBrasil) April 28, 2023
Shisheido Tahiti Pro (22/05 até 31/05)
Nos tubos perfeitos do Tahiti ocorre a 1ª etapa do calendário WSL 2024, após o corte da temporada. As ondas perigosas de Teahupo’o tem janela ocorrendo de 22 até 31 de maio. O maior vencedor do pico é Kelly Slater com quatro conquistas. Já o atual campeão é o australiano Jack Robinson, na categoria feminina o troféu ficou com Caroline Marks.
Jack Robinson é o grande campeão do Shiseido Tahiti Pro e está classificado para o WSL Finals 🏆 pic.twitter.com/4Mxt4b3Cji
— Quebrando Quilha (@Quebrandoquilha) August 17, 2023
Surf City El Salvador Pro (06/06 até 15/06)
No sétimo desafio da temporada, o tour desembarca em El Salvador com janela aberta entre 6 de junho até o dia 15. Pela terceira vez a etapa ocorre no país, que teve como grandes vencedores no último ano Filipe Toledo e Caroline Marks.
Vivo Rio Pro (22/06 até 30/06)
A oitava etapa do tour ocorre no Brasil, uma das mais empolgantes de toda a temporada, principalmente pela torcida marcante nas praias, assim a janela desse evento ocorre do dia 22 de junho até 30 de junho. Quando se trata do maior vencedor, Filipe Toledo é unanimidade, são quatro títulos. No último ano, Yago Dora venceu a etapa, já no feminino, Caitlin Simmers venceu em 2023.
NOTA DEEEEZ NA FINAL !!!! YAGO DORA É UM FENÔMENO !!!!!!!!!!!!!!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/NXxSAeGGId
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) July 1, 2023
Logo após, terá uma parada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, com isso, terá o surf no calendário olímpico e com a presença de surfistas do circuito mundial.
Fiji Pro (20/08 até 29/08)
Após um hiato de seis anos, a renomada praia de Cloudbreak, em Fiji, retorna como palco de uma etapa do circuito mundial de surfe. A última competição nesse local ocorreu em 2017. Com suas ondas tubulares distintivas, Fiji se destaca por oferecer condições ideais para surfistas goofy, graças à presença de uma esquerda extremamente potente.
Gabriel Medina já conquistou a vitória no arquipélago do Pacífico Sul em duas ocasiões, nos anos de 2014 e 2016, e é um dos principais favoritos para a aguardada disputa de 2024.
WSL Finals (06/09 até 14/09)
Pela terceira vez consecutiva, a decisão do título mundial fica para Trestles, nos Estado Unidos. O evento ocorre em apenas um dia e tem sua janela marcada entre 7 e 15 de setembro, encerrando o calendário WSL 2024. Os brasileiros protagonizaram as finais, com Gabriel Medina vencendo Filipe Toledo em 2021 e o próprio Toledo derrotando Italo Ferreira em 2022.
Em 2023, Filipe Toledo venceu o troféu e Caroline Marks levou o título no feminino.
RECADINHO DO NOSSO MAIS NOVO CAMPEÃO MUNDIAL!!!!!!
🎥: WSL pic.twitter.com/g61ToKdd9C
— Surf News Brasil 🌊 (@SurfNewsBrasil) September 9, 2022
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.