E vamos de mais um resumão do Skate! Nesta sexta-feira (10), o resumão do Skate te conta, mais uma vez, tudo que aconteceu de mais relevante no cenário nacional e mundial, nesta semana. Em primeiro lugar, temos os vencedores do STU Open Rio. Além disso, temos o Circuito Paraskate Tour, que terá sua terceira e última etapa nesse final de semana, nos dias 11 e 12 de Dezembro 

Vencedores do STU Open Rio 

O Campeonato de Skate STU Open, aconteceu nessa última semana, na Praça Duó, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Mais do que uma competição, foi um grande evento, que reuniu diversos atletas das categorias Park e Street, além de shows, exposições, comida de rua, moda e presenças de celebridades e esportistas para animar a galera. 

A final aconteceu no último domingo (5). A competição teve início às 12h50 (horário de Brasília) com a modalidade Park e quem competiu primeiro foram as meninas, em seguida tivemos a categoria masculina. Logo depois, tivemos a categoria masculina do Street e já no final da tarde, foram as meninas dessa modalidade que encerraram a competição.  

Vencedores Park

No Park Feminino, as finalistas foram Dora Varella, Lilly Stoephasius, Yndiara Asp, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Victoria Bassi, Emily Antunes e Marina Martins. Dessa forma, quem teve a melhor, saindo vencedora, foi Lilly Stoephasius, a única, entre as competidoras, que não era brasileira. A skatista alemã, garantiu uma nota 60,33, ficando assim em 1° lugar na competição. Em seguida, garantindo o 2° e 3° lugar, tivemos Dora Varella, com uma nota 56 e Yndiara Asp, com 54,35. 

Já no Park masculino, os finalistas foram Pedro Barros, Luiz Francisco, Augusto Akio, Gui Khury, Pedro Quintas, Mateus Hiroshi, Khalani Konig e André Vinicius. Dessa maneira, o vencedor, surpreendeu a todos, foi André Vinicius. O skatista, garantiu em sua última volta, uma nota 86,33, se tornando assim o vencedor. Vale lembrar, que Pedro Barros garantiu a segunda maior nota da competição, um 84,43, logo em sua primeira volta e liderou a competição até as últimas voltas dos outros competidores, porém, Pedro sofreu uma queda e bateu a cabeça e por esse motivo, teve que abandonar a competição. Ele teve os primeiros atendimentos médicos, mas no final ficou tudo bem. Em terceiro lugar, tivemos Augusto Akio, com a nota 82,77. 

Vencedores Street

Por outro lado, na modalidade Street, os finalistas masculinos foram Plablo Cavalari, Wilton Souza, Julio Zanoti, Victor Hugo, João Lucas Alves, Vinícius Costa, Lucas Rabelo e Eduardo Neves. Sendo assim, quem saiu vencedor foi Lucas Rabelo, que garantiu em sua última manobra a nota 9,62, mesmo quando ele já havia se garantido vencedor. Em seguida, tivemos Eduardo Neves em 2° lugar e João Lucas Alves em 3° lugar no pódio. 

Já no Street Feminino, as finalistas foram Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Virgínia Fortes Águas, Marina Gabriela, Gabi Mazetto, Ariadne Souza, Kemily Suiara e Giovana Dias. E dessa forma, quem saiu vencedora, foi a fadinha do Skate, Rayssa Leal. Rayssa, garantiu seu primeiro lugar repetindo a manobra que lhe rendeu a medalha de prata nas Olímpiadas. Já em segundo lugar, tivemos Pâmela Rosa e em terceiro, Virgínia Fortes Águas, que também se saiu muito bem e surpreendeu a todos. 

Circuito Paraskate Tour 

A princípio, devemos lembrar que a última etapa do Circuito Paraskate Tour, ocorre nesse final de semana, nos dias 11 e 12 de Dezembro. 

A competição acontecerá no Skatepark Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo. O evento é o primeiro no país dedicado a skatistas PCD (pessoa com deficiência). 

Dessa forma, ao todo, teremos 19 competidores paraskatistas do Brasil. 

A final será transmitida ao vivo pelo canal CemporcentoSKATE, no YouTube! 

Em suma, vale lembrar, que esse evento tem como um dos objetivos incluir o esporte nas Paralimpíadas de 2028.  

 

Foto destaque: Reprodução/Skatetotalurbe