Fique ligado conosco para conhecer as regras do pentatlo moderno, competição que é disputada nas Olimpíadas desde 1912 e que foi criada pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.
O pentatlo moderno como o próprio nome indica, é a junção de cinco provas, com o melhor atleta nessas cinco atividades levando a medalha de ouro, é importante ser consistente nos cinco esportes para conquistar a vitória.
O Esportelândia vai te contar como funciona o pentatlo moderno e as principais regras. Antigamente, apenas um evento era realizado por dia, porém, foram agrupados todos na mesma data para um espetáculo mais emocionante.
A disputa feminina passou a acontecer nos Jogos Olímpicos apenas em Sydney 2000, com os homens disputando há mais de século. A modalidade tem muita força na Europa e tem como principais países vencedores a Hungria e a Suécia.
Objetivo básico do pentatlo moderno
No pentatlo moderno o atleta precisa disputar cinco provas diferentes e ser consistente em todas elas para atingir a vitória. São competições bem diferentes uma das outras e que demandam muito treinamento.
Veja quais são as provas que compõe o pentatlo moderno:
- Esgrima – composta de duas rodadas, a primeira é classificatória, na qual, os atletas competem entre si em uma partida de um minuto ou até o primeiro golpe. Na segunda rodada, os classificados se enfrentam e esta etapa é de eliminação simples, com cada partida durando 45 segundos. Os pontos são marcados para cada vencedor.
- Equitação – um percurso de saltos com um cavalo que os atletas não conhecem e que é escolhido por sorteio 20 minutos antes da competição começar.
- Natação – uma prova de 200m livre.
- Corrida e tiro – a última prova acontece em conjunto, de corrida e tiro e os atletas vão se alternando entre corrida e atira em cinco alvos com uma distância de 10 metros.
Categorias disputadas
Nas Olímpiadas, o Pentatlo Moderno possui as seguintes disputas: individual masculino e feminino. A competição já teve a disputa por equipes masculina, mas aconteceu pela última vez em Barcelona 1992.
Quando termina a prova
No pentatlo moderno cada prova dá uma pontuação para o atleta e a competição só acaba após as cinco provas, com o atleta de maior pontuação conseguindo o primeiro lugar.
Regras básica do pentatlo moderno
A competição é separada por duas seções, na primeira, que conta com o hipismo, a natação e a esgrima, os atletas somam pontos que vão definir a posição de largada para a segunda seção.
Na segunda seção, os atletas mais bem colocados partem com vantagem e os demais vão largando de acordo com a diferença de pontos em relação ao líder da prova. O primeiro atleta que cruzar a linha de chegada, ganha a medalha de ouro.
Regras do pentatlo moderno para cada categoria
Esgrima
Na competição de esgrima, cada combate dura um minuto e todos se enfrentam. A vitória acontece quando um dos atletas consegue o contato da ponta de sua espada com o corpo do adversário.
Se terminar o tempo de um minuto e nenhum dos dois atletas conseguir acertar o adversário, ambos assumem a derrota.
Natação
A prova de natação é a de 200 metros livre e apenas o tempo importa, o atleta que terminar mais rápido é o que receberá mais pontos. Cada um segundo mais lento, o atleta perde dois pontos e cada um segundo mais rápido ele ganha dois pontos.
Hipismo
No hipismo, os atletas precisam passar por um percurso de 450 metros com 12 saltos, a grande dificuldade é a de ter que fazer esse trajeto com um cavalo desconhecido, que será sorteado 20 minutos antes do início da prova.
Corrida e tiro
As provas de corrida e tiro são feitas simultaneamente, com cinco corridas de 600 metros e quatro paradas para atirar com uma arma a laser em um alvo que fica a dez metros de distância.
Pentatlo Moderno em Paris 2024
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foram 72 competidores de 26 Comitês Olímpicos Nacionais. Aconteceram as provas masculina e feminina, com seis atletas conquistando as medalhas de ouro, prata e bronze.
Foram 36 homens e 36 mulheres na disputa por medalhas, com cada país podendo ter apenas dois representantes por gênero. Uma brasileira disputou o pentatlo moderno em Paris.
Isabela Abreu foi a representante brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024, tendo conseguido a vaga após terminar na nona posição na prova nos Jogos Pan-Americanos, no Chile. Com isso, ela foi a melhor atleta da América do Sul e garantiu a vaga.
Isabela terminou na 16ª colocação em sua estreia olímpica e ficou satisfeita. O pódio entre as mulheres ficou assim:
- Michelle Gulyás (Hungria)
- Élodie Clouvel (França)
- Seong Seungmin (Coreia do Sul)
Já entre os homens, o pódio em Paris 2024 ficou assim:
- Ahmed El-Gendy (Egito)
- Taishu Sato (Japão)
- Giorgio Malan (Itália)
Ver essa foto no Instagram
Agora que você sabe tudo sobre as regras do pentatlo moderno, aproveite para conhecer um pouco mais sobre outros esportes olímpicos.
- Saiba tudo sobre natação: história, estilos, regras e provas
- Tudo sobre Judô: história, regras, categorias e graduações [2024]
- Modalidades da Esgrima: as regras do sabre, florete e espada
- Regras do Voleibol [2024]: Pontuação, Posições e Fundamentos
- Regras do Tênis [2024]: como funciona a pontuação e fundamentos
- Tudo sobre Atletismo [2024]: história, modalidades, regras e recordes
Carioca, formado em geografia e gestão desportiva, Rafael Singelo é apaixonado por esportes em geral e, principalmente, por futebol.