Em um confronto direto entre as duas melhores ginastas do mundo, alguém teria que sentir a pressão, e Simone Biles confessou que Rebeca Andrade tem lhe causado fortes emoções.
A americana desistiu de competir em várias provas na Olimpíada de Tóquio por questões de saúde mental. Voltando ao cenário olímpico após um hiato de quase dois anos, dominou o U.S. Classics, conquistando três medalhas de ouro.
Em seguida, conquistou mais quatro ouros e uma de prata no Mundial de Ginástica da Antuérpia, na Bélgica. A única disciplina que Simone não levou o título foi no salto, a especialidade de uma de suas maiores adversárias, justamente Rebeca Andrade.
Simone Biles confessa que Rebeca lhe causou estresse na final do individual
Para os melhores atletas do mundo, a pressão é um privilégio, e Simone Biles acabou de saber o que é ser contestada por outra ginasta pelo 1º lugar.
A norte-americana nunca foi derrotada em competições de individual geral, mas durante a prova na Olimpíada de Paris 2024, Biles ficou momentaneamente sem medalhas, antes de fazer seu solo.
Na coletiva de imprensa pós-competição, a GOAT da ginástica falou sobre como nunca esteve tão estressada em uma competição e agradeceu à Rebeca Andrade por isto de forma sarcástica.
Eu sabia que provavelmente deixaria [minha família] nervosa depois das barras assimétricas, então pensei, conversando com meu marido : ‘Em que lugar estou e até que ponto estou atrás?'
Ele disse: ‘Você está bem, você está em terceiro’. Porque nunca estive tão estressada antes. Obrigada, Rebeca
Poucos dias depois, Rebeca e Simone voltaram a se enfrentar. Na final do salto, todos sabiam que a disputa seria entre as duas. Biles ficou com mais um ouro, enquanto a brasileira terminou com prata.
Mas, em diversos momentos, foi possível notar as reações da norte-americana para os saltos da brasileira. Chegando a aparecer tensa e surpresa, acabou por garantir outro 1º lugar.
Simone Biles elogia Rebeca Andrade antes da final da Olimpíada de Paris 2024
Com o mundo observando o retorno de uma das maiores ginastas de todos os tempos, a Netflix decidiu fazer uma série documental sobre Simone Biles, acompanhando a rotina de treinos e vida pessoal da atleta.
também mostrou como competidora se preparou para o Mundial de Ginástica de 2023, no qual foi vice para Rebeca Andrade. No trailer do 3º episódio, Simone Biles faz uma revelação ao ser questionada sobre quem podem ser sua maior adversária.
Rebeca Andrade. Ela me assusta mais.
Simone Biles e Rebeca Andrade é um dos embates mais aguardados da Olimpíada
Desde a conquista do ouro olímpico em Tóquio 2020, Rebeca Andrade aparece como o grande nome da ginástica mundial ao lado de Simone Biles, algo que aparentemente assusta a norte-americana.
As ginastas estiveram frente a frente em poucos campeonatos. O Mundial de 2023 até o momento foi o maior embate da rivalidade entre as duas atletas, que chegam em Paris para brigar pelo ouro nas principais categorias. No entanto, o salto parece que será algo pessoal.
Rebeca foi a medalhista de ouro no salto na Olimpíada de Tóquio e no Mundial de 2023, duas competições que contaram com Simone Biles. Em 2020, desistiu por questões de saúde mental. No ano passado, perdeu para a execução contra Rebeca – as duas fizeram o mesmo salto (Cheng).
Quem é favorita em Paris 2024?
Simone Biles é a grande favorita para vencer no solo e individual geral – medalhista de ouro em todas as competições que disputou.
Rebeca, por outro lado, vai com tudo para dobrar a medalha de ouro olímpica no salto. Em um vídeo liberado pelo Comitê Olímpico do Brasil, a ginasta é vista executando um movimento que não está listado no código de pontuação da ginástica.
Ver esta publicação no Instagram
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da ginástica? Acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte além de Rebeca Andrade x Simone Biles:
- Flávia Saraiva analisa momento da ginástica brasileira: “Vem de um ano muito bom, mas…”
- Rebeca Andrade e Flávia Saraiva compartilham história de incêndio em viagem internacional
- Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz podem atingir feito impressionante nas Olimpíadas e ultrapassar grandes ídolos brasileiros
- Arthur Zanetti fora das Olimpíadas: confira detalhes sobre a lesão
- O reinado continua: Caio Souza é tricampeão pan-americano na Ginástica Artística
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.