Com a chegada dos Jogos de Paris 2024, um estudo da Ipsos (maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo), revelou o crescente interesse dos fãs brasileiros no evento. Em comparação com Tóquio, houve um crescimento de 25%, passando de 45% em 2020/21 para 70% em 2024.
Intitulada “Attitudes to the 2024 Paris Games”, a pesquisa analisou a opinião de pessoas em 33 países sobre as Olimpíadas, mostrando um verdadeiro aumento nas expectativas globais e nacionais em relação às edições anteriores dos Jogos.
8 em cada 10 brasileiros apostam que a Olimpíada de Paris é uma chance para promover a união no país
Primeiramente, vale a pena dizer que existe um grande aumento de interesse do público brasileiro os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Quando o assunto é união, 67% dos brasileiros acreditam que os Paris 2024 pode promover a união no país.
Por outro lado, o país anfitrião, a França, tem uma das menores taxas de interesse nos Jogos – apenas 46% da população se declara interessada em acompanhar o evento.
Crescimento do interesse pelos Jogos Olímpicos no mundo
Em resumo, o crescimento é positivo, afirma o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari. Segundo ele, o cenário mundial de pandemia do coronavírus em 2020 e 2021 impactou o interesse, que volta com tudo em Paris 2024.
Comparado aos Jogos de Tóquio, cresceu bastante o interesse geral em acompanhar o evento. Os Jogos de 2021 foram realizados em um cenário bastante atípico, com a pandemia ainda impactando fortemente muitas nações.
Historicamente, o esporte sempre foi um fator de união entre as pessoas de uma nação. Mas, como observamos nos Jogos de Tóquio, a polarização tinha afetado bastante estes laços que se estabelecem durante a torcida pelo país.
O que vemos nestes Jogos de Paris é um retorno muito forte desse sentimento de união gerada pelo evento.
Brasileiros são esperançosos com os Jogos Olímpicos
Esse sentimento de união é sentido de forma ainda mais forte no Brasil. Isso porque 82% dos brasileiros acreditam que as Olimpíadas têm o poder de inspirar a próxima geração a praticar esportes, dois pontos percentuais acima da média global de 80%.
No Brasil, 77% dos entrevistados acreditam que “a Olimpíada será uma oportunidade importante para o mundo se unir”, números que superam ligeiramente a média global (75%).
O ponto mais instigante é: o vôlei ultrapassou o interesse do futebol pelos fãs brasileiros quando o assunto é Olimpíada. Confira mais detalhes desta pesquisa sobre Paris 2024 abaixo.
Vôlei saí na frente do futebol na preferência dos brasileiros em Paris 2024, diz pesquisa
O estudo identificou o futebol como o esporte de maior interesse global, com 28% dos entrevistados expressando entusiasmo. Na América Latina, o interesse pelo futebol é ainda mais evidente, especialmente na Argentina (55%), Peru (50%) e Colômbia (47%).
No Brasil, por outro lado, o vôlei é o esporte mais popular, com 41% das menções, seguido pelo futebol (39%) e ginástica artística (31%). Uma possível causa para isso seria a grande fase da Seleção Brasileira de vôlei feminina, que vem de uma prata conquistada em 2021, e chega com enormes expectativas para este ano.
Do outro lado da moeda, o futebol, do país verde e amarelo, está cada vez mais em baixa. Com a Seleção Masculina fora de Paris 2024, o peso caí sobre a Seleção Feminina, que passa por uma reformulação e chega aos Jogos com pouquíssima expectativa.
Skate surpreende e alcança bom lugar na pesquisa
No Brasil, o interesse pelo skate também foi grande, com 14% dos entrevistados declarando interesse no esporte, o maior índice entre os 33 países pesquisados.
Este fato se dá pelo sucesso da modalidade em 2021, quando Rayssa Leal, Pedro Barros e Kelvin Hoefler garantiram a medalha de prata em Tóquio.
Por ter grande apelo na década passada, sendo discutido mundialmente por conta da alta habilidade e pouca idade, a Fadinha tem todos os requisitos necessários para ter uma forte torcida brasileira a seu favor durante os Jogos.
Quais são os esportes de maior interesse em Paris 2024?
A pesquisa destacou diferenças e semelhanças no interesse esportivo entre os gêneros e gerações. Homens mostraram maior interesse em Paris 2024 (61%) em comparação com mulheres (54%), porém, a grande diferença entre os dois está nas modalidades preferidas.
Esportes preferidos pelos homens nas Olimpíadas
- Futebol
- Atletismo
- Basquete
- Vôlei
- Boxe
Esportes preferidos pelas mulheres nas Olimpíadas
- Ginástica
- Esportes aquáticos
- Atletismo
- Futebol
- Vôlei
A importância de Paris 2024 no cenário global atual
De acordo com o que foi levantado, os brasileiros entrevistados também demonstraram certo orgulho nacional em relação à participação de sua equipe olímpica. Segundo a pesquisa, 75% dos brasileiros sentem orgulho do time olímpico.
Dando fim a este assunto, a pesquisa da Ipsos também avaliou que 62% dos brasileiros concordam que os Jogos de Paris devem prosseguir, independentemente dos desafios econômicos e globais, como a tentativa de assassinato de Donald Trump e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Vale dizer que o estudo da Ipsos foi realizado com 24.531 participantes em 33 países, incluindo cerca de 1 mil entrevistados no Brasil, entre 24 de maio e 7 de junho de 2024.
Ver essa foto no Instagram
Veja mais artigos sobre Paris 2024
- Sem brincadeiras! Gabi Guimarães fala a verdade sobre chance do ouro em Paris 2024
- Gabriel Medina anuncia afastamento das redes sociais e retorno de técnico lendário para a Olimpíada
- Os 9 maiores cestinhas das Olimpíadas na história [2024]
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.