Está quase na hora! Em pouco mais de seis meses terão início os Jogos Olímpicos Paris 2024. A 33ª edição do evento acontece em uma das cidades mais famosas do mundo, conhecida principalmente por ser a capital da França.
Uma das principais datas esportivas do ano que vem, o dia 26 de julho marca o dia da abertura oficial do torneio, que vai acontecer no Rio Sena, um dos mais cobiçados cartões postais do país. No entanto, a cerimônia já está enfrentando alguns problemas.
Confira detalhes da cerimônia de abertura de Paris 2024
Problemas para a cerimônia
Indo na contramão da tradição, Paris 2024 decidiu não apresentar a abertura oficial em um estádio, mas sim em um de seus maiores cartões postais: o Rio Sena. Com 776 km de extensão, o afluxo banha toda a capital, passando por uma série de pontos turísticos do país.
De acordo com informações do portal britânico Inside The Games, o governo responsável pela cidade pretende diminuir a capacidade de público em pelos metade do informado inicialmente.
A princípio, a ideia era receber cerca de 600 mil pessoas nas margens do Rio Sena para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Contudo, agora pode ser que esse número não passe de 300 mil.
Quais esportes você ama? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Problemas com a segurança em Paris 2024
O primeiro motivo da diminuição se dá pela falta de logística e segurança para controlar a enorme quantidade de pessoas. A megaoperação que será realizada por terra, água e ar deve contar com cerca de 45 mil profissionais, o mesmo que 3.750 trabalhadores por quilômetro.
Além disso, ainda são estimados cerca de dois mil agentes para monitorar as tendas de quem comprou passagens, e policiais que estarão agrupados em diversas áreas das docas elevadas.
Ainda de acordo com o portal britânico, os serviços de segurança de Paris alertaram os organizadores que seria melhor cuidar de uma cerimônia tradicional realizada em um estádio de futebol. Assim, seria mais fácil implementar medidas de controle.
Baixa procura
Outro fator determinante para a diminuição de público por parte do governo é a baixa procura pelos ingressos. No total, cerca de100 mil entradas foram vendidas até o momento de publicação desta matéria.
Nenhuma decisão oficial foi comunicada ainda. No entanto, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 deve receber bem menos gente do que esperava inicialmente.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Olimpíada de Inverno da Juventude 2024 pode ter primeira atleta refugiada da história
- Brasil bate recorde de atletas para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024
- Incentivo ao esporte! Comitê Brasileiro de Clubes triplica número de atletas em 2023
- Atleta brasileiro é pego no doping e perde medalha de ouro do Pan 2023
- Ginástica Artística: história, regras, movimentos e aparelhos
- Tiro esportivo: origem, história e curiosidades
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.