Na última semana, o mundo foi surpreendido com uma das maiores bombas da história do esporte. A Agência Antidoping da Espanha foi acusada de permitir a dopagem de vários atletas sem aplicar punição alguma. Como resultado, a Maratona de Valência vai passar por testagem.

A decisão foi tomada pela Unidade de Integridade Antidoping (AIU) da Espanha e a ação será realizada no próximo dia 12 de janeiro, quando acontece a prova.

A matéria, primeiramente publicada pelo portal Relevo, explica ainda que a Agência Mundial Antidopagem permitiu que a Espanha deixasse impunes os testes de doping positivos dos atletas.

Maratona de Valência vai passar por testagem após escândalo

Quais esportes você ama? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Escândalo de doping na Espanha

Em publicação feita na última quarta-feira (3), o Esportelândia explicou o escândalo de doping que estourou na Espanha após a agência antidopagem do país ser acusada de permitir que atletas e competidores testassem positivo e não sofressem punições.

Baseado nas afirmações do portal Relevo, a entidade espanhola não só teria burlado o sistema para favorecer seus atletas, como também teria usado dinheiro público para pagar testagens irregulares.

Diretor geral da Maratona e Meia Maratona de Valência, Juan Manuel Botella declarou que mesmo que os casos onde ocorreu o escândalo não tenham relação alguma com a prova do próximo dia 12, não existe mais confiança alguma na Agência Antidopagem da Espanha e nas organizações que realizam os testes.

Botella revela ainda que, até que todos os fatos sejam esclarecidos, a AIU será a responsável por realizar as testagens da Maratona de Valência.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: