Após decidirem o título de campeão do handebol nos Jogos Pan-Americanos, em 2023, em Santiago, no Chile, Brasil e Argentina voltaram a se enfrentar em uma final de campeonato.
Dessa vez, a decisão foi pelo campeonato Sul-Centro Americano e quem levou a melhor foi o Brasil. Inclusive, a vitória, por 28 x 26, veio na casa dos argentinos. E agora a Seleção Brasileira é bicampeã da competição continental.
Brasil é campeão no torneio de handebol de forma invicta
Além do segundo título no campeonato Sul-Centro Americano, o Brasil também fez história na competição ao levantar a taça de forma invicta.
Isso porque foram cinco vitórias em cinco jogos, que somaram 10 pontos. Além disso, a Seleção Brasileira marcou 207 gols e sofreu 103, tendo um saldo positivo de mais de cem gols.
Brasil foi vice-campeão de handebol nos Jogos Pan-Americanos 2023
Como dito anteriormente, Brasil x Argentina se enfrentaram na decisão dos Jogos Pan-Americanos, no ano passado, em Santiago, no Chile. E, naquela final, os argentinos acabaram levando a melhor ao vencerem, por 32 x 25.
A derrota fez com que a Seleção Brasileira perdesse também a classificação para os Jogos Olímpicos, que serão realizados neste ano, em Paris, na França.
Mas ainda há esperança de conseguir a vaga no pré-olímpico, que acontece em março. O Brasil vai disputar o torneio 1, que terá também o Bahrein e duas seleções da Europa, que serão Espanha ou Suécia e Hungria, Croácia ou Eslovênia.
Classificados para o Mundial de 2025
Ver essa foto no Instagram
Com o resultado, o Brasil está classificado para o Mundial de 2025. Assim como a Argentina, vice-campeã, e o Chile, que terminou a competição em terceiro lugar. Os Estados Unidos também estão garantidos no campeonato.
A competição mundial acontecerá entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro e terá três países como sedes: a Croácia, a Dinamarca e a Noruega.
Quer saber mais sobre o handebol brasileiro? Acesse nossos outros conteúdos:
- Morten Soubak revela desafios de desenvolver o handebol no Brasil
- Campeão Mundial pela Seleção Brasileira, Morten Soubak projeta futuro no Praia Clube após conquista inédita no Handebol
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.