A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou, em setembro deste ano, a criação do Campeonato Brasileiro de Futsal, que terá sua primeira edição em 2024.

Esta será a segunda competição nacional em atividade no esporte. Já que a Liga Nacional de Futsal não deixará de existir.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por LNF (@lnfoficial)

Conheça as principais diferenças entre a Liga Nacional de Futsal e o Campeonato Brasileiro de Futsal

No regulamento do Campeonato Brasileiro de Futsal, divulgado pela CBFS, há algumas diferenças em relação à Liga Nacional de Futsal, como, por exemplo, o número de equipes participantes.

Além disso, vale destacar que as equipes que fazem parte de um dos campeonatos não estarão no outro.

Número de equipes de cada uma das competições

A Liga Nacional de Futsal conta com 24 equipes, com destaque para algumas que também disputam o futebol, como o Corinthians, e outras que estão no vôlei, como o Minas Tênis Clube e o Praia Clube.

Liga Nacional de Futsal
Atlântico Futsal, atual campeão da Liga Nacional de Futsal

Já o Campeonato Brasileiro de Futsal terá 20 equipes na briga pelo título de sua primeira edição. Diversos clubes, que já possuem grande representatividade no futebol, estarão na disputa, como Cruzeiro, Vasco e Fortaleza.

Regulamentos

A Liga Nacional de futsal é dividida em cinco fases, sendo a primeira com as 24 equipes se enfrentando entre si em turno único. As 16 melhores avançam para a fase seguinte, as oitavas de final, a primeira no mata-mata.

Nesta fase, o primeiro colocado enfrenta o 16º, enquanto o 2º enfrenta o 15º e assim sucessivamente. As partidas serão no formato de ida e volta.

No formato do Campeonato Brasileiro de Futsal, os 20 clubes participantes vão ser divididos em dois grupos, através de um sorteio.

As 10 equipes de cada grupo vão duelar entre si e os oito melhores estarão classificados para as fases de mata-mata.

Liga Nacional de Futsal
Evento que reuniu clubes para anunciar as novidades sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal (Foto: Confederação Brasileira de Futsal)

Desempates nas fases de mata-mata

Caso as partidas nas fases de mata-mata da Liga Nacional de Futsal terminem em igualdade, o desempate é feito através de um período suplementar de 10 minutos, dividido em dois tempos de cinco minutos.

Se, mesmo com a prorrogação, a partida terminar empatada, avança a equipe que tiver melhor posição na fase classificatória, de pontos corridos.

No Campeonato Brasileiro de Futsal, durante as fases de oitavas de final, quartas, semi e final, haverá jogos de ida e volta.

Nestas fases decisivas, se a partida terminar empatada, haverá prorrogação. Se a igualdade persistir, as decisões de vagas serão nas penalidades máximas.