Bruno Guimarães Rodrigues Moura é um jogador brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 16 de novembro de 1997. O futebolista iniciou sua carreira na base do Audax, passando em seguida por Athletico Paranaense, Lyon e atualmente Newcastle.

Lances e gols de Bruno Guimarães

Bruno Guimarães biografia

Audax RJ e Osasco

Bruno Guimarães: história, títulos e curiosidades
Reprodução/Audax

A carreira de Bruno Guimarães começou no Audax Rio, nas categorias de base, após ter sido rejeitado em testes nos gigantes cariocas Botafogo, Flamengo e Fluminense.

Três anos depois, o jovem migrou para o Audax Osasco, clube filial do Audax RJ.

Bruno Guimarães fez sua estreia no dia 9 de abril de 2015, quando tinha apenas 17 anos pelo Audax Osasco. O jovem foi destaque da equipe com atuações impressionantes.

Em 2017, Bruno foi promovido à equipe principal do Audax Osasco, e disputou o Campeonato Paulista de 2017, no campeonato, o volante foi um dos destaques e logo assinou com o Athletico Paranaense.

Athletico Paranaense

Bruno Guimarães: história, títulos e curiosidades
Fabio Wosniak/Atlético-PR

No Athletico Paranaense, Bruno Guimarães demonstrou seu potencial, tornando-se uma peça chave na equipe. Não demorou muito para o volante se destacar e começar a causar impacto no time.

Na temporada de 2019, Bruno Guimarães seguiu evoluindo e ajudou o Athletico Paranaense a conquistar a Copa do Brasil.

Seu desempenho incrível, garantiu o interesse de vários clubes europeus, incluindo o Atlético de Madrid, Arsenal e Benfica.

Lyon

Bruno Guimarães: história, títulos e curiosidades
Icon Sport

No entanto, o volante brasileiro resolveu ir jogar na França, no gigante Lyon. Bruno Guimarães assinou contrato no início de 2020 e rendeu 25 milhões de euros ao Furacão.

Na França, Bruno Guimarães formou uma ótima dupla com Lucas Paquetá e ganhou fama por ser um volante que marca gols. Durante sua passagem pelo Lyon, o brasileiro disputou 71 jogos e marcou oito gols.

Newcastle

Bruno Guimarães: história, títulos e curiosidades
Icon sport

Em 2022, Bruno Guimarães chegou até o Newcastle United, após uma transferência no valor de cerca de 52 milhões de euros.

Essa quantia o tornou o nono jogador brasileiro mais caro da história naquela época. Bruno Guimarães chegou causando impacto imediato na equipe inglesa e elevou o patamar do clube inglês.

Logo em sua segunda temporada, ajudou o time na ótima campanha da Premier League, o Newcastle terminou em terceiro, garantindo vaga na Champions League.

Com as boas atuações, Bruno Guimarães virou um dos queridinhos do elenco do Newcastle United.

Seleção Brasileira

Bruno Guimarães: história, títulos e curiosidades
Icon sport

Pela Seleção Brasileira, Bruno participou da campanha que garantiu a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio para o Brasil.

Em 2022, foi convocado para disputar a Copa do Mundo do Catar com a Seleção Brasileira. O time acabou eliminado na fase de quartas de final diante da Croácia.

Títulos e premiações de Bruno Guimarães

Athletico Paranaense:

  • Campeonato Paranaense: 2018
  • Copa Sul-Americana: 2018
  • Copa do Brasil: 2019

Seleção Brasileira:

  • Medalha de Ouro em Tóquio (2021)

Prêmios individuais:

  • Melhor Primeiro Volante do Campeonato Brasileiro de 2019.
  • Melhor Jogador do Pré-Olímpico 2020

Siga no mundo do futebol e confira outras biografias de grandes craques

Última atualização em 25 de outubro de 2023