No último sábado (02), o atleta italiano Yuri Santinelli subiu nos palcos pela primeira vez na sua carreira. Sendo treinado por Guilherme Abomai, Yuri apresentou um físico condicionado e encaixado nos padrões da categoria. Assim, o competidor conseguiu ficar na 2° colocação da Classic Bodybuilding no Miss e Mister 2022.

Tendo em vista sua posição, ficou claro que seu shape estava à altura de brigar por altas posições. Assim, Yuri definiu que ficou satisfeito com tudo que apresentou.

Diante disso, ele concedeu entrevista exclusiva para o Esportelândia onde deu alguns detalhes da reta final para o campeonato. Além disso, ele já definiu os próximos passos da sua carreira como fisiculturista.

A preparação de Yuri Santinelli para o Miss e MIster 2022

Em suma, para conseguir chegar a um físico condicionado, Yuri teve que realizar estratégias dietéticas. Assim, além de passar a última semana comendo pouco carbo, o atleta fez o processo de desidratação comum entre culturistas.

Minha preparação teve um carbo muito baixo, tipo 150 gramas de batata doce, mas não cheguei a zerar. Em alguns dias só tinha carbo nas refeições antes e depois do treino. Aí foram três dias de desidratação, na quinta tomei 12 litros e na sexta não tomei água. Consegui bater o peso no limite, fiquei muito cansado mas consegui.

Como já dito, esta foi a estreia de Yuri nos palcos, então, deixou claro que estava muito feliz com sua colocação. Segundo ele, quando realizou a pintura corporal, na sexta-feira, chegou a se emocionar.

A sensação foi muito forte. Na sexta-feira eu entrei na pintura e já me emocionei. Pois, era meu objetivo, me desenvolver cada vez mais para me afirmar como atleta. A sensação de estar pintando meu corpo para ser julgado foi uma emoção muito grande. Quando pisei no palco, me emocionei muito, fiquei muito à vontade, fiquei feliz e com vontade de me mostrar melhor. Gostei do palco e me senti muito bem, me senti no meu lugar. Foi uma descoberta para mim, me senti bem e com vontade de fazer mais e melhorar muito.

Yuri Santinelli estreia no fisiculturismo em 2° na Classic Bodybuilding
Guilherme Abomai (esquerda) coach do Yuri (direita)

Ainda há dúvidas para os próximos passos da carreira de Yuri

Como já evidenciado, Yuri Santinelli tem planos de seguir crescendo como atleta. Entretanto, no curto prazo, ele e seu coach ainda não definiram qual será o próximo passo.

Pode ser que eles optem por estender a dieta para competir outra vez e ganhar mais experiência nos palcos. Por outro lado, ele pode acabar entrando em uma estratégia de off-season visando aumentar seu volume.

Por fim, Yuri afirmou que ficou satisfeito com a federação SPFF. Segundo ele, o evento estava perfeito e foi muito além do que esperava.

Desde os árbitros, organização, todo mundo muito gentil, muita gente e disponível ao atleta. Premiação eu gostei muito, o palco estava lindo. Os auxiliares de fotografia eram excelentes. Uma nota especial ao backstage, comida e bebida à vontade, tudo perfeito. Protan foi impagável, pintaram eu quatro vezes, deram retoque, passaram óleo, tudo muito bem feito e organizado.

Reprodução/Igor Palhares

Imagem destacada: Igor Palhares