Antes de mais nada, vale dizer que a preparação no fisiculturismo é um dos pilares mais importantes do esporte. Servindo para levar o corpo do atleta a uma condição única, este processo pode durar mais de 3 meses.

Assim como o bulking, a preparação também consiste em uma dieta consistente e treinos pesados. Além de contar com um maior uso de cardios e ergogênicos.

Diante disso, disponibilizamos abaixo um guia explicando um pouco sobre um processo de preparação no fisiculturismo e sua importância.

Para que serve uma preparação no fisiculturismo?

O procedimento de perder peso dentro de uma preparação serve para o atleta chegar condicionado no palco.

Assim, vale dizer que o fisiculturista precisa encaixar seu físico dentro de três pilares:

  • Condicionamento;
  • Volume;
  • Simetria e proporção.

Ou seja, desses três, o processo de preparação serve para que o aspecto de condicionamento seja atingido. Sem uma dieta de pré-contest bem feita, é impossível chegar em um grau de definição digno de um campeão.

Para que isso aconteça, além do atleta ter uma dieta mais baixa no sentido calórico, há o uso de cardios e de outros recursos ergogênicos.

Quanto tempo dura uma preparação no fisiculturismo?

Assim como no cutting, um processo de preparação pode durar bastante tempo. Na maioria das vezes, o mais comum é ser de 12 semanas, ou 3 meses

Entretanto, há casos de atletas que preferem realizar uma estratégia menos radical e mais consistente. Nesses, este período pode chegar em até 1 ano de duração.

Ao contrário do bulking, esta fase pode ser bem mais prejudicial para o competidor, necessitando que ele se dedique bem mais durante os meses.

Quando começar uma fase de pré-contest?

O mais recomendado por especialistas no esporte é começar um pré-contest depois de uma fase de consolidação.

Esta fase acontece depois de terminar um bulking. Ela vai ser responsável por consolidar o físico do atleta. Nela, não é necessário comer muito ou ficar em déficit.

Assim, logo depois das semanas de consolidação é a hora ideal para dar início a uma preparação visando competir no fisiculturismo.