Quando se trata de esportes, há lendas que se tornam ícones reconhecidos globalmente. No contexto do bodybuilding, Ronnie Coleman, por exemplo, pode ser apelidado de Pelé do fisiculturismo.
Para entender porque o americano é frequentemente chamado de Pelé do fisiculturismo, é necessário analisar suas realizações e impacto no esporte.
Clique aqui e confira as cargas que Ronnie utilizava nos seus exercícios na academia.
Assim como o Rei do Futebol, Ronnie Coleman estabeleceu uma verdadeira dinastia em seu campo de atuação.
Veja também: conheça os 81 termos mais diferentes falados no linguajar do fisiculturismo!
Por que Ronnie Coleman é o Pelé do fisiculturismo?
Ronnie Coleman ganhou o título do Mr. Olympia, o evento mais prestigioso do fisiculturismo, por, impressionantes, oito anos consecutivos, de 1998 a 2005.
Ver essa foto no Instagram
Clique aqui e confira quem são todos os atletas que já venceram o Mr. Olympia ao longo da história.
Isso é um feito inigualável, mesmo entre os maiores nomes do esporte. Sua figura imponente e sua massa muscular redefiniram o bodybuilding.
O americano era conhecido por seu tamanho colossal, chegando a mais de 130 kg de pura massa muscular em seu auge.
Além disso, no seu auge, Coleman chegava a fazer exercícios com toneladas de peso. De fato, todos se lembram de quando ele fez um Leg Press com mais de mil kg.
Dessa maneira, seus treinos inigualáveis e sua gana por vitória exemplificam o apelido de Pelé do fisiculturismo. Afinal, dificilmente veremos outro desse nos palcos.
O legado que passa por gerações
Ronnie Coleman e Pelé compartilham outro ponto em comum: ambos são considerados os maiores de suas respectivas eras e, possivelmente, os maiores de todos os tempos em seus esportes.
Ver essa foto no Instagram
Enquanto um marcou uma era de ouro do futebol brasileiro, o Pelé do fisiculturismo fez o mesmo no mundo do bodybuilding.
Sua presença nas competições do Mr. Olympia era tão avassaladora que abalou o resto da jornada do fisiculturismo e definiu novos parâmetros.
O fisiculturismo, assim como o futebol, é um esporte em constante evolução. Novos talentos surgem, e as expectativas do público mudam.
No entanto, é improvável que vejamos outro Ronnie Coleman ou Pelé em seus respectivos esportes. Suas realizações são tão excepcionais que parecem transcender o próprio tempo.
Agora que você já conheceu o Pelé do fisiculturismo, confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.