No fisiculturismo, a alimentação desempenha um papel fundamental no ganho de massa. Os fisiculturistas brasileiros têm suas preferências bem definidas quando o assunto são as fontes de carboidratos.
Para quem não está familiarizado, o carboidrato é responsável por fornecer energia, ou seja, é peça fundamental para um treino forte e pesado visando o aumento dos músculos.
Veja também: A verdade secreta sobre a dieta de fisiculturista que ninguém conta
Com base em entrevistas e análises de vídeos no YouTube, apresentamos uma lista exclusiva das 9 fontes de carboidratos mais consumidas por fisiculturistas.
Afinal, quando se trata de treinar forte e aumentar a massa, os atletas de bodybuilding possuem grande lugar de fala!
As 9 melhores fontes de carboidrato para ganhar massa
Antes, vale dizer que essa lista é puramente com o objetivo de informação e curiosidade. Este texto não deve ser levado como nota de profissional da saúde.
Dito isso, confira as fontes de carboidrato a seguir:
1. Pão
Um dos pilares da alimentação nacional, o pão é uma das fontes de carboidratos mais encontrada no dia a dia dos brasileiros.
Fisiculturistas optam por versões integrais, garantindo fibras e nutrientes essenciais. Porém, é normal vê-los comendo pão francês ou outras variações.
2. Aveia
Conhecida por sua versatilidade, a aveia é uma escolha popular entre os fisiculturistas brasileiros, principalmente no café da manhã.
Rica em fibras solúveis, ela proporciona energia de liberação gradual e pode ser misturada com whey, frutas, mel, pasta de amendoim e o que mais o atleta ter criatividade.
3. Arroz
Elemento fundamental na culinária brasileira, o arroz é uma fonte de carboidratos complexos.
Por incrível que possa parecer, fisiculturistas preferem o arroz branco convencional ao integral pela maior facilidade de digestão.
Veja: Esta é a inacreditável dieta que fez Ramon Dino chegar ao top 2 do Olympia
4. Macarrão
Com suas diversas opções no mercado, o macarrão é uma escolha versátil para atletas e pode fornecer uma abundância de caloria por porção.
Em termos de fontes de carboidrato, é uma opção consumida geralmente na fase em que o bodybuilder está consumindo altas quantidades de calorias.
5. Frutas
Além de fornecer carboidratos, as frutas trazem vitaminas e minerais essenciais. Bananas e maçãs são especialmente populares pela praticidade.
Ver essa foto no Instagram
6. Creme de Arroz
Uma opção menos convencional, mas que vem tomando conta do cenário do fisiculturismo no Brasil.
O creme de arroz tem ganhado espaço nas dietas de fisiculturistas por ter rápida absorção, tornando-o uma escolha estratégica, principalmente no período pós-treino.
7. Mel
Além de adicionar doçura natural, o mel oferece carboidratos de rápida digestão e uma fonte calórica que mal ocupa espaço no estômago.
Muitos fisiculturistas o incorporam em shakes e refeições com aveia para estimular a reposição de glicogênio muscular.
8. Batata-inglesa
Fonte de carboidratos complexos, a batata-inglesa é uma aliada frequente na dieta dos fisiculturistas.
Pode ser preparada de diversas formas, proporcionando variedade ao cardápio. Além disso, quando amassada se tornar de fácil digestão por mal precisar de mastigação.
9. Abacaxi
Ver essa foto no Instagram
Encerrando a lista das fontes de carboidrato mais consumidas por fisiculturistas, apresentamos o abacaxi.
Com seu sabor tropical e propriedades anti-inflamatórias, o abacaxi conquistou seu espaço nas dietas dos fisiculturistas brasileiros.
Mesmo que já tenhamos citado frutas, o abacaxi tem seu espaço próprio por ajudar na digestão e ser consumido diversas vezes ao longo do dia em dietas de atletas.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.