Com apenas 27 anos e menos de cinco dentro de competições de fisiculturismo, Matheus Menegate tem tudo para se tornar o grande fenômeno da Classic Physique no cenário.
O atleta brasileiro, natural de São Paulo, entrou para o cenário profissional em 2024 e, logo no seu segundo show como IFBB Pro, já conquistou sua vaga para o Mr. Olympia, show onde enfrentará nomes como Chris Bumstead e Ramon Dino.
Ficou curioso para conhecer mais sobre esse grande fenômeno da Classic Physique? Continue conosco e conheça Matheus Menegate!
Matheus Menegate surgiu como o Cbum brasileiro
Logo após a pandemia, Matheus Menegate começou a surgir no cenário nacional de fisiculturismo com o apoio de nomes como Guilherme Gnomo.
No começo, ele já apresentava sinais de que seria um ótimo atleta de fisiculturismo. Porém, o que mais chamava a atenção do público e da mídia era sua aparência digna de comparação com o atual pentacampeão do fisiculturismo, Chris Bumstead.
Menegate gostou tanto do apelido que decidiu levar o personagem Cbum Br para frente. A partir de então, seu nome começou a ficar cada vez mais em evidência no cenário nacional.
Porém, vale dizer que além da clara aparência visual, por meio de corte de cabelo e bigode, se extremamente parecida, a estrutura do físico de ambos os atletas vale imensa comparação.
A jornada dentro do fisiculturismo amador
Enquanto o lado midiático de Matheus Menegate estava crescendo e melhorando cada vez mais, era hora do seu lado como atleta começar a se destacar perante o cenário nacional.
Foi assim que, de 2021 a 2023, Menegate bombou dentro do cenário amador do fisiculturismo nacional e foi apresentando uma evolução constante no seu físico.
Ao longo deste período, ele chegou a competir em alguns shows dentro de São Paulo para ir melhorando o físico, como foi o caso onde competiu na SPFF, em 2022.
Na NPC, a principal federação do fisiculturismo, ele também trouxe destaque. No mesmo ano, competiu no Sul Brasileiro, onde também foi considerado como um dos melhores atletas do show.
Neste período, o nome de Matheus já ganhava o cenário e os fãs mais aficionados por fisiculturismo já conheciam seu nome como atleta, e não somente como o Cbum Br.
2023 e a conquista do Pro Card
O ano de 2023 foi um dos principais dentro da jornada de Menegate no fisiculturismo. Mesmo com a pouca idade, foi naquela temporada que o jovem conquistou seu cartão profissional dentro da IFBB Pro League.
Naquele ano, Matheus Menegate também somou vitórias de extrema importância no cenário amador, como foi o caso do Overall, conquistado no Muscle Contest São Paulo.
Depois do título, concedido apenas para o atleta que for considerado o melhor de todo o evento, Menegate foi para o Mr. Olympia Brasil com altíssimas expectativas de se tornar um atleta profissional.
Em outubro, as expectativas foram concretizadas. Com um físico que não deixou dúvidas para a arbitragem, Matheus Menegate conquistava ali, no Olympia Brasil 2023, o seu cartão profissional de fisiculturista.
A estreia avassaladora no cenário profissional
Logo depois da conquista do Pro Card, Matheus ainda tinha um longo caminho para percorrer dentro do cenário profissional. Afinal, a partir daquele momento seus adversários seriam os melhores do mundo.
Com base nisso, o jovem tirou alguns meses para focar em melhorar seu físico com o apoio de Fabrício Pacholok, seu treinador. Não há como negar que a parceria dos dois foi altamente positiva.
Depois de pouco mais de 8 meses da conquista do Pro, Matheus Menegate fez sua estreia no cenário profissional e colocou seu nome na boca de todo amante de fisiculturismo.
Matheus Menegate no Texas Pro 2024
Com uma vasta gama de competições profissionais no cenário, Matheus Menegate decidiu estrear em uma das mais importantes do fisiculturismo, o Texas Pro.
Neste show americano, o atleta teria como principal nome na disputa o Gabriel Zancanelli, outro grande atleta brasileiro de enorme reconhecimento na liga profissional.
A expectativa foi ao encontro do que realmente aconteceu. Zancanelli se consagrou campeão do show. Porém, o que ninguém esperava foi concretizado: Matheus Menegate ficou em 2° logo na sua estreia da IFBB Pro League.
A vitória não veio. Porém, com a segunda colocação logo no seu primeiro show profissional e batalhando de frente com um dos melhores brasileiros do fisiculturismo, Menegate colocou seu nome no topo do esporte.
Matheus Menegate no MuscleWorld Pro 2024
Poucas semanas após o show em solo americano, Menegate voltou para o Brasil para tentar buscar sua vaga para o Olympia ainda no seu primeiro ano como atleta profissional.
O atleta decidiu competir no MuscleWorld Pro, um show realizado em São Paulo que contava com grandes nomes da Classic Physique, como André Formiga, Zardo e Lucas Moraes.
Porém, mesmo sendo um dos mais novos da liga profissional naquele line up, Matheus não decepcionou e levou ao palco um físico que o colocou no patamar de campeão do show.
Com o título conquistado, Menegate conseguiu sua primeira vaga para o Olympia na carreira. Mesmo sendo apenas um estreante no show mais importante de fisiculturismo, o cenário deposita grande esperança em seu nome para o Olympia 2024.
Ver essa foto no Instagram
Matheus Menegate rumo ao Mr. Olympia 2024
Após conquistar a vaga, o nome de Mathes Menegate explodiu no cenário do fisiculturismo nacional e foi elogiado por grandes referências, como Ramon Dino e Ronnie Coleman, em sua visita ao Brasil para divulgar sua marca de suplementos.
No caso, Dino, o atual segundo melhor do mundo na Classic Physique, se espantou com seu compatriota e pela sua reação parece que nós brasileiros temos grandes motivos para comemorar a nova geração de atletas que está surgindo no cenário.
Histórico de competições de Matheus Menegate na IFBB Pro League
- Texas Pro 2024: Top 2;
- MuscleWorld Pro 2024: Top 1.
Veja outros textos sobre grandes nomes do fisiculturismo:
- Jose Manuel (Josema Beast): história no fisiculturismo
- Quem é Wesley Vissers, atleta que pode desbancar Ramon Dino e Cbum no Olympia 2024
- Ryan Terry: conheça tudo sobre o atual campeão do Olympia na Men’s Physique
- Phil Heath: história, títulos e vida atual
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.