Phil Heath é uma lenda viva do fisiculturismo por ser reconhecido como um dos atletas bem-sucedidos da história do esporte.
O americano marcou a década de 2010 com um impressionante recorde de sete títulos consecutivos de Mr. Olympia.
Não há como negar que ele provou ser uma força impecável no mundo do fisiculturismo dentro da categoria Open Bodybuilding. Conheça mais sobre sua jornada até o trono do esporte, onde permaneceu durante sete anos de forma inquestionável.
Phil Heath antes do fisiculturismo
Nascido em 1979 em Seattle, Phil Heath cresceu em um ambiente familiar onde, desde cedo, foi obrigado a trabalhar para ajudar no sustento de sua casa.
Assim como todo bom americano, Heath era apaixonado por basquete, onde se destacou como jogador no colégio e recebeu uma bolsa de estudos para jogar na Universidade de Denver, onde também estudou Tecnologia da Informação e Administração de Empresas.
Apesar de seu sucesso no basquete universitário, Phil Heath sempre teve um interesse enorme no fisiculturismo, ainda mais em uma era dominada por ninguém mais ninguém menos, que Ronnie Coleman.
Em 2002, ele decidiu oficialmente se focar ao esporte e começou seu caminho dentro do mundo do fisiculturismo, agora como atleta.
As primeiras competições de Phil Heath no fisiculturismo
Sua estreia nas competições veio em 2003, quando ele ganhou o título Overall no campeonato regional americano Rocky Mountain NPC Champion of the USA North.
Desde o começo de sua carreira, Phil Heath adotou já estava destinado completamente a alcançar o topo do esporte.
Ele rapidamente ganhou reconhecimento no cenário por seu físico estético e com um equilíbrio perfeito de massa muscular.
Em 2005, ele conquistou seu cartão IFBB Pro no USA Championships e começou a competir em nível profissional, vencendo o Colorado Pro e o New York Pro no ano de 2006.
Porém, mesmo com as vitórias, Heath só subiu no Olympia em 2008, quando, logo no seu primeiro show no palco mais importante do mundo, já conquistou o top 3.
Phil heath no topo do fisiculturismo ganhando 7 Olympias seguidos
Seguindo sua jornada, foi em 2011 que Phil Heath alcançou o ápice de sua carreira ao vencer seu primeiro título de Mr. Olympia.
Até esse instante, ele já tinha acumulado três participações no show, onde seu lugar mais alto foi em 2010, quando ficou em segundo lugar.
Esse foi apenas o começo da sequência de sete vitórias consecutivas no Mr. Olympia, que o colocou no topo entre os maiores fisiculturistas de todos os tempos.
Durante suas disputas de Olympia, um ponto que vale destacar foi sua rivalidade imensa com kai Greene. No caso, os dois viraram inimigos reais, onde quase uma briga foi realizada no palco do show em 2014.
A rivalidade de Kay e Heath marcou o esporte e sempre é citada como um dos confrontos mais importantes da história do esporte. Dos sete títulos conquistados por Phil Heath, três deles (2012, 2013 e 2014) foram com Kai Greene ficando no top 2.
A aposentadoria de Phil Heath
Durante sua carreira, Phil Heath enfrentou alguns desafios relacionados ao extra-palco, incluindo uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal em 2018.
Ele continuou a competir em alto nível, conquistando vitórias no Sheru Classic e no Arnold Classic Europa, entre outros grandes shows.
Em 2020, complicações relacionadas à sua cirurgia anterior o forçaram a se retirar dos palcos.
Phil Heath atualmente
Mesmo com sua aposentadoria precoce, seu legado como um dos maiores fisiculturistas da história já estava estabelecido.
Hoje, Phil Heath continua a ser um dos maiores embaixadores do esporte e, incrivelmente, mantém um físico capaz de voltar a competir em qualquer momento.
As chances do ex-atleta voltar a competir são baixas, porém, é fato que ele ainda pode ser chamado como uma lenda viva do esporte.
Ver essa foto no Instagram
Histórico de shows e títulos profissional do Phil Heath
- Colorado Pro 2006 – Top 1;
- New York Pro 2006 – Top 1;
- Arnold Classic Ohio 2007 – Top 5;
- Iron Man 2008 – Top 1;
- Arnold Classic Ohio 2008 – Top 2;
- Mr. Olympia 2008 – Top 3;
- Mr. Olympia 2009 – Top 5;
- Arnold Classic Ohio 2010 – Top 2;
- Mr. Olympia 2010 – Top 2;
- Mr. Olympia 2011 – Top 1;
- Sheru Classic 2011 – Top 1;
- Mr. Olympia 2012 – Top 1;
- Sheru Classic 2012 – Top 1;
- Arnold Classic Europa 2013 – Top 1;
- Mr. Olympia 2013 – Top 1;
- Mr. Olympia 2014 – Top 1;
- Mr. Olympia 2015 – Top 1;
- Mr. Olympia 2016 – Top 1;
- Mr. Olympia 2017 – Top 1;
- Mr. Olympia 2018 – Top 2;
- Mr. Olympia 2020 – Top 3.
Veja também: Mr. Olympia Open Bodybuilding – Conheça todos os campeões
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.