O atleta espanhol Jose Manuel, também conhecido como Josema Beast, surge no cenário como uma das grandes promessas do fisiculturismo aos seus jovens 22 anos de idade.

O caminho desta jovem promessa espanhola começou em 2020, quando decidiu competir pela primeira vez e logo chamou a atenção com seu nível de condicionamento nos palcos no auge dos 18 anos.

A história de Josema Beast no fisiculturismo

Jose Manuel (Josema Beast): história no fisiculturismo

Com apenas 18 anos, Jose Manuel já se lançava em duas competições regionais na Espanha, disputando na categoria Junior.

Mesmo tendo um físico altamente condicionado para sua pouca idade, o jovem acabou não vencendo as competições por conta da falta de volume muscular.

Assim, foi em 2021 que ele decidiu dedicar o ano para focar no aumento de seu volume, visando superar seu físico do ano anterior e mostrar algo completamente novo em cima dos palcos.

A dedicação do jovem foi bem notável ao longo da temporada de 2021. Seguindo sua história, Josema Beast surpreendeu ao literalmente dobrar de tamanho em um curto período de tempo.

Jose Manuel (Josema Beast): história no fisiculturismo

Seu desenvolvimento muscular chamou a atenção, e no final do mesmo ano, ele competiu no Europa Amador, conquistando dois primeiros lugares em diferentes categorias, o que indicava claramente que seu nome logo despontaria no cenário do fisiculturismo internacional.

A conquista do Pro Card e a estreia na IFBB Pro League

Em 2023, aos 21 anos, Jose Manuel conseguiu conquistar um dos grandes passos da sua carreira como fisiculturista ao ganhar o cartão profissional de fisiculturismo durante o Ben Weider 2023.

Jose Manuel (Josema Beast): história no fisiculturismo

No evento, ele conseguiu ser o campeão Overall, garantindo assim sua entrada na liga profissional.

Sua estreia no cenário profissional aconteceu no Empro Pro, onde conquistou uma posição altamente digna para um estreante, tendo ficando com o top 4 do show na categoria Open Bodybuilding.

Esse feito é digno de reconhecimento, considerando a competitividade e o nível de exigência dessa categoria, além de considerar ainda mais positivo quando levamos em consideração que ele tinha apenas 21 anos.

Jose Manuel (Josema Beast): história no fisiculturismo

Josema Beast migrando para a Classic Physique

Após esse sucesso, Jose Manuel optou por uma pausa para focar em um período de off season, visando aprimorar ainda mais seu físico para a temporada de 2024.

Foi então que surgiu a grande surpresa de sua carreira: aos 22 anos de idade, o jovem decidiu mudar de categoria e migrar para a Classic Physique.

Jose Manuel (Josema Beast): história no fisiculturismo

A decisão de Josema Beast em competir na Classic Physique, uma categoria menor em comparação à Open Bodybuilding, na qual estava competindo, mostrou que ele não possui pressa e quer tentar arriscar algo em uma nova classe.

Para sua estreia nessa nova categoria, o atleta escolheu competir no California Pro 2024, um evento de grande prestígio no cenário do fisiculturismo internacional.

A primeira vitória no profissional

Na edição de 2024, evento do California State, o jovem atleta espanhol fez sua estreia na categoria Classic Physique e conquistou o título.

O novo rival de Cbum na Classic Physique tem 22 anos e é um FENÔMENO

Sua vitória nesta competição lhe garantiu um lugar no Olympia de 2024. Essa conquista foi, de fato, o início de uma jornada para JosemaBeast no cenário profissional do fisiculturismo.

Não há como negar que seu começo de carreira acabou prometendo desafios e oportunidades de crescimento ao competir com os melhores do mundo.

Histórico de competições de Josema Beast

  • Ben Weider 2023 – Top 1 e Overall (Pro Card);
  • Empro Pro 2023 – Top 4;
  • California State – Top 1.

Veja também: Bulking no fisiculturismo: o que é? Como fazer? Quando fazer?