O atleta espanhol Jose Manuel, também conhecido como Josema Beast, surge no cenário como uma das grandes promessas do fisiculturismo aos seus jovens 22 anos de idade.
O caminho desta jovem promessa espanhola começou em 2020, quando decidiu competir pela primeira vez e logo chamou a atenção com seu nível de condicionamento nos palcos no auge dos 18 anos.
A história de Josema Beast no fisiculturismo
Com apenas 18 anos, Jose Manuel já se lançava em duas competições regionais na Espanha, disputando na categoria Junior.
Mesmo tendo um físico altamente condicionado para sua pouca idade, o jovem acabou não vencendo as competições por conta da falta de volume muscular.
Assim, foi em 2021 que ele decidiu dedicar o ano para focar no aumento de seu volume, visando superar seu físico do ano anterior e mostrar algo completamente novo em cima dos palcos.
A dedicação do jovem foi bem notável ao longo da temporada de 2021. Seguindo sua história, Josema Beast surpreendeu ao literalmente dobrar de tamanho em um curto período de tempo.
Seu desenvolvimento muscular chamou a atenção, e no final do mesmo ano, ele competiu no Europa Amador, conquistando dois primeiros lugares em diferentes categorias, o que indicava claramente que seu nome logo despontaria no cenário do fisiculturismo internacional.
A conquista do Pro Card e a estreia na IFBB Pro League
Em 2023, aos 21 anos, Jose Manuel conseguiu conquistar um dos grandes passos da sua carreira como fisiculturista ao ganhar o cartão profissional de fisiculturismo durante o Ben Weider 2023.
No evento, ele conseguiu ser o campeão Overall, garantindo assim sua entrada na liga profissional.
Sua estreia no cenário profissional aconteceu no Empro Pro, onde conquistou uma posição altamente digna para um estreante, tendo ficando com o top 4 do show na categoria Open Bodybuilding.
Esse feito é digno de reconhecimento, considerando a competitividade e o nível de exigência dessa categoria, além de considerar ainda mais positivo quando levamos em consideração que ele tinha apenas 21 anos.
Josema Beast migrando para a Classic Physique
Após esse sucesso, Jose Manuel optou por uma pausa para focar em um período de off season, visando aprimorar ainda mais seu físico para a temporada de 2024.
Foi então que surgiu a grande surpresa de sua carreira: aos 22 anos de idade, o jovem decidiu mudar de categoria e migrar para a Classic Physique.
A decisão de Josema Beast em competir na Classic Physique, uma categoria menor em comparação à Open Bodybuilding, na qual estava competindo, mostrou que ele não possui pressa e quer tentar arriscar algo em uma nova classe.
Ver essa foto no Instagram
Para sua estreia nessa nova categoria, o atleta escolheu competir no California Pro 2024, um evento de grande prestígio no cenário do fisiculturismo internacional.
A primeira vitória no profissional
Na edição de 2024, evento do California State, o jovem atleta espanhol fez sua estreia na categoria Classic Physique e conquistou o título.
Sua vitória nesta competição lhe garantiu um lugar no Olympia de 2024. Essa conquista foi, de fato, o início de uma jornada para JosemaBeast no cenário profissional do fisiculturismo.
Não há como negar que seu começo de carreira acabou prometendo desafios e oportunidades de crescimento ao competir com os melhores do mundo.
22 anos, 2 vitórias no profissional e a chance de ouro no Olympia
Depois de algumas semanas da sua primeira vitória no cenário profissional do fisiculturismo, Josema Beast, mesmo com a vaga já garantida, decidiu competir em mais um show profissional.
O espanhol foi até o Empro Pro, outro grande campeonato profissional realizado na Europa, para cravar seu nome na Classic Physique.
A vitória veio, como era esperado por grande parte do público. Com ela, as expectativas para o jovem espanhol competir no Olympia pela primeira vez se tornaram altíssimas.
Histórico de competições de Josema Beast
- Ben Weider 2023 – Top 1 e Overall (Pro Card);
- Empro Pro 2023 – Top 4;
- California State 2024 – Top 1;
- Empro Pro 2024 – Top 1.
Veja também: Bulking no fisiculturismo: o que é? Como fazer? Quando fazer?
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.