Por um bom período, foi a melhor equipe brasileira de CS, conhecida mundialmente, com muitos fãs, grandes patrocinadores e atuação em várias áreas. Esse incrível histórico pertence à FURIA Esports, uma organização que está crescendo muito!
Se você está aqui, provavelmente quer saber mais sobre a história desse time. Então, não perca tempo! Abaixo, reunimos informações sobre as origens da equipe, quem a fundou, como começaram nos esports, os títulos que ganharam e algumas curiosidades. E até o Neymar está envolvido!
História da FURIA Esports
A marca foi criada em agosto de 2017 por três sócios: Jaime Pádua, Cris Guedes e André Akkari, esse último conhecido por ser um dos melhores jogadores de poker do Brasil.
O CS:GO foi a primeira frente de investimento da recém-fundada equipe. Naquele ano, a organização formou sua primeira line up com Arthur “prd”, Caike “caike”, Guilherme “Spacca”, Nicholas “guerri”, Vinicius “VINI” e Bruno “Sllayer”.
O quinteto disputou alguns campeonatos e até mostrou potencial, mas durou apenas dois meses. Depois disso, uma série de transformações vieram a moldar o time que conhecemos hoje. Um dos passos importantíssimos nesse sentido foi a criação da FURIA Academy, ou seja, uma espécie de “categoria de base”.
Foi dessa iniciativa que surgiram as duas promessas Kaike “KSCERATO” e Rinaldo “ableJ”. A dupla se juntou aos também contratados Yuri “yuurih” e Andrei “arT”. Da formação original, VINI permaneceu entre os titulares e guerri foi promovido a técnico.
Com a nova line, a FURIA finalmente deu o salto que precisava para se tornar um fenômeno global: se classificou para o seu primeiro Major em Katowice 2019, se mudou para os Estados Unidos e ganhou o coração do “brasileirinho”.
Para se ter uma ideia do crescimento, a agremiação tinha apenas 12 mil seguidores no Twitter antes do Mundial. Seis meses após a realização do Major, o número subiu exponencialmente para 60 mil. Hoje já são 230 mil “Furiosos” na rede social.
Crescimento da FURIA no CS:GO
Após participar dos dois Majors de 2019, a FURIA Esports começou a flertar com o seu tão sonhado primeiro título de grande expressão, principalmente após a saída de ableJ. Para o seu lugar, a diretoria recrutou Henrique “HEN1”.
As surpresas estavam guardadas para 2020, um ano que certamente será lembrado com muito carinho pela organização. Até a data de publicação deste texto, os Panteras haviam faturado quatro competições importantíssimas.
Foram elas: DreamHack Masters Spring NA (junho), DreamHack Open Summer NA (agosto), ESL Pro League Season NA (setembro) e IEM New York NA (outubro).
Com os troféus acumulados, a FURIA se consolidou de vez entre os dez melhores times do planeta, chegando a alcançar a sexta colocação no ranking HLTV e a tomar o status que durante muito tempo foi ostentado pela MIBR: melhor equipe do Brasil.
Leia mais sobre games e esports:
- Como jogar Fortnite: Tutorial completo [Atualizado – 2020]
- Conheça os 8 melhores times de LoL do mundo e do Brasil
- Pro player FIFA (profissionais de FIFA): saiba como virar um
- Melhores times de CS:GO da atualidade: confira o Top 10
- Como ganhar diamantes no Free Fire: veja os melhores métodos
Jogadores da FURIA no CS:GO
- Andrei “arT” Piovezan (capitão)
- Yuri “yuurih” Gomes (rifler)
- Vinicius “VINI” Figueiredo (rifler)
- Kaike “KSCERATO” Cerato (rifler)
- Henrique “HEN1” Teles (AWPer)
- Nicholas “guerri” Nogueira (técnico)
Títulos vencidos pela FURIA no CS:GO
- Aorus League – Brazil: Finals – Season 1 (2018)
- ESL LA League Season 1 (2018)
- Gamers Club Liga Profissional: Abril (2018)
- GG.BET Ascensão (2018)
- Aorus League – Invitational (2018)
- Gamers Club Liga Profissional: Maio (2018)
- ESL Brasil Premier League Season 5 (2018)
- ESEA Season 30: Premier Division – NA (2019)
- ESEA Season 31: Premier Division – NA (2019)
- ESEA Season 31: Global Challenge (2019)
- EMF CS:GO World Invitational (2019)
- Arctic Invitational 2019 (2019)
- BLAST Premier: Spring 2020 American Showdown (2020)
- DreamHack Masters Spring NA (2020)
- DreamHack Open Summer NA (2020)
- ESL Pro League Season NA (2020)
- IEM New York NA (2020)
FURIA Esports e Neymar
Todos nós sabemos que Neymar é apaixonado por Counter-Strike. Mas você sabia que ele torce para a FURIA Esports? Isso porque Cris Guedes, um dos sócios, é “parça” do jogador.
O craque do PSG constantemente declara o seu amor pela equipe nas redes sociais. Além de acompanhar os jogos, é comum vê-lo postar vídeos e conteúdos sobre a organização.
A relação de Ney com os Panteras vai além da torcida. O atacante da seleção brasileira também participa de eventos junto com o time, como partidas comemorativas e jogos beneficentes.
Em março de 2020, por exemplo, um showdown arrecadou R$ 24 mil para o combate ao coronavírus. Além de Neymar, também participaram outros jogadores de futebol como Gabriel Jesus, Lucas Paquetá, Nenê e Arthur – todos amantes do CS:GO.
FURIA em outros esports
Com o crescimento notório adquirido através do CS:GO, já era de se imaginar que a FURIA Esports expandisse sua marca para outras modalidades. Hoje, a organização também se faz presente no League of Legends, Free Fire, Rainbow Six e PUBG.
Os Panteras chegaram a investir recursos em Fortnite e DotA 2, mas as aventuras não duraram muito tempo. Inclusive, Jaime Pádua, CEO do time, reclamou da falta de estrutura das desenvolvedoras em ambas as situações.
Além dos esportes eletrônicos, a FURIA também conta com uma equipe de streamers que se dedicam a produzir conteúdo diário por meio de vídeos e lives.
Patrocinadores da FURIA Esports
A FURIA Esports é gigante dentro e fora dos servidores. Isso porque a agremiação é referência em captação de recursos, patrocinadores e investimentos.
Em julho de 2019, a organização surpreendeu o mundo ao firmar parceria com a Nike. Foi a primeira vez que a fornecedora de material esportivo decidiu investir em esports. E a FURIA acabou sendo a selecionada para dar o pontapé inicial!
Os Panteras também fecharam acordos comerciais robustos com Clear (shampoo), HyperX (informática), Rivalry (casa de apostas) e outras grandes empresas.
Ver essa foto no Instagram
Pronto, agora você sabe tudo sobre a FURIA Esports, organização brasileira que tanto encanta nosso país! Que tal continuar, por aqui lendo outros conteúdos? Se liga:
- Os 8 melhores Tênis Para Jogar Vôlei em 2019 [com análises]
- Red Bull Racing: títulos, pilotos e história da equipe da F1
- Los Angeles Chargers: história, ídolos e elenco 2019/2020
- Conheça 10 celebridades donas de franquias esportivas
- Quiz: Tente adivinhar o piloto de Fórmula 1 pelo apelido!
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.