A temporada 2018/19 da NBA terminou com o Toronto Raptors conquistando seu primeiro título. O ex-jogador da franquia canadense, DeMar DeRozan, tem uma teoria do porquê a equipe foi campeã logo no ano em que foi trocado para os Spurs, e tudo passa por LeBron James.
Segundo Demar, o principal motivo do Toronto ter conquistado o título foi porque LeBron James foi jogar nos Lakers, o que tirou o jogador do caminho da franquia nos playoffs, ao passo que Kawhi Leonard e companhia jogavam no leste, enquanto James estava no oeste. A única forma de se encontrarem seria em uma eventual final.
Nunca desacreditei esses caras, eles querem, eles merecem. Cheguei finalmente a um ponto em que você sabe que estava feliz por eles. Mas com certeza, definitivamente, sinto que a única pessoa que não poderíamos vencer era LeBron.
Quando enfrentou LeBron James em playoffs, DeRozan não teve sucesso
Draftado em 2009 pelo Toronto Raptors, DeMar DeRozan foi rapidamente considerado o melhor jogador na história da franquia. Entre 2013 e 2017, DeRozan levou os Raptors cinco vezes aos playoffs.
Em uma das maiores trocas na história da NBA, os Raptors trocaram DeRozan por Kawhi Leonard, jogador que mostrou ser a peça que faltava em um talentoso time de Toronto comandado por Nick Nurse.
Nas últimas três temporadas vestindo o uniforme do time canadense, quase alcançou a marca de 60 vitórias em temporadas regulares, mas nunca conseguiu passar do Cleveland Cavaliers de LeBron James.
Só precisávamos de mais uma peça para nos levar ao topo. E essa peça acabou sendo LeBron indo para o Ocidente. Aconteceu. Mas com a maior confiança dentro de mim mesmo, não tenho dúvidas de que o mesmo resultado teria acontecido [se não houvesse sido trocado].
Ver essa foto no Instagram
Kawhi teve atuações históricas com os Raptors
Kawhi Leonard era amplamente conhecido por ser um dos melhores jogadores “two-way” da NBA. Isso significa que estava na elite entre pontuadores e defensores, algo difícil de ser visto quando a liga começava a investir mais em atiradores de três pontos.
Em várias partidas em que os Raptors estavam com problemas e Kyle Lowry, ou Fred VanVleet estavam bem marcados, Kawhi colocou a bola debaixo do braço e encontrava novas formas de pontuar, seja indo para linha de lance livre, atacando o aro, na meia distância ou arremessando para três pontos.
Em um desses momentos, na semifinal da Conferência Leste diante do Philadelphia 76ers, o confronto estava empatado por 90 x 90, quando Leonard recebeu a bola em jogo e arremessou um dos pontos mais dramáticos na história da NBA.
Siga no mundo do basquete e confira mais alguns conteúdos sobre a NBA:
- Trae Young: “Se eu tivesse 2 metros, seria o melhor jogador da história”
- Conheça os maiores campeões da NBA [2024]
- Times da NBA: elencos, Histórias e Títulos das 30 equipes [2024]
- Arenas da NBA [2024]: todas as casas das 30 equipes da liga
- Conheça as 10 maiores rivalidades da NBA na história
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.