Valores estratosféricos! Quem acompanha a Fórmula 1 há algum tempo deve imaginar o quanto as equipes gastam para conseguir se manter e investir em bons equipamentos para lutar pelo campeonato. No entanto, Felipe Massa deu uma ajuda explicando mais sobre o assunto.
Em entrevista ao podcast Podpah, o piloto brasileiro e ex-competidor de equipes como Ferrari e Williams revelou informações dos bastidores da principal categoria do automobilismo mundial, detalhando as cifras milionárias que envolvem esse esporte.
Felipe Massa detalha cifras milionárias da Fórmula 1
Piloto brasileiro explica bastidores da categoria
Durante a entrevista ao podcast, Felipe Massa foi perguntado pelos apresentadores sobre o quanto é gasto dentro de uma equipe de Fórmula 1. Como é difícil explicar com exatidão, o piloto tirou uma base do valor total da época em que ainda corria na categoria.
Tudo tem um preço elevado. No final, naquela época lá atrás que era tudo liberado, uma equipe gastava 500 milhões de dólares, 600 até, dependendo da situação. É muita grana, muita grana.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
O teto de gastos na Fórmula 1
Na sequência, o atual competidor da Stock Car explicou detalhes sobre a criação do teto de gastos e a importância de praticá-lo dentro da Fórmula 1.
Só que se você comparar uma Ferrari da vida, que gastava 500 milhões de dólares, com uma outra equipe pequena, tipo uma Sauber, que gastava 100 milhões – e era pequena -, é muito diferente. Então a pequena nunca tinha chance.
Não que agora tem. Também continua sendo difícil, mas aí eles inventaram uma regra na Fórmula 1 de um teto de gasto.
Segundo a explicação de Felipe Massa, a ideia principal do chamado teto de gastos é conter o quanto as equipes de Fórmula 1 investem para se tornar competitivas. De acordo com o piloto, na teoria ninguém deve ficar muito a frente dos demais.
Existe uma investigação em cima. Por exemplo, o ano passado a Red Bull passou um pouquinho o teto e esse ano eles têm muito menos túnel de vento, tiraram um monte de coisa que eles deveriam ter a mais por eles terem ultrapassado esse teto.
Agora a punição é até no campeonato, acho que a equipe pode ser até desclassificada se passar o teto.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
- F1: Chefão da Ferrari DETONA a FIA após punição de Sainz
- GP de Las Vegas de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.