A cada temporada, a Fórmula 1 se depara com disputas entre equipes por jovens talentos e o nome da vez é Gabriel Bortoleto. Essa também é a opinião de Felipe Massa.

Aos 20 anos, o promissor piloto brasileiro está no centro de uma batalha envolvendo duas gigantes: McLaren e Audi.

Em entrevista recente, o ex-piloto de F1 Felipe Massa analisou a situação de Bortoleto, destacando o potencial do jovem e o cenário complexo das negociações.

Felipe Massa comenta disputa entre McLaren e Audi por Gabriel Bortoleto na Fórmula 1

Massa ressaltou que a McLaren, atualmente com dois pilotos altamente competitivos, enfrenta um dilema estratégico.

A McLaren já tem dois fenômenos correndo dentro da equipe, e, por mais que eles vejam o Bortoleto como uma oportunidade, talvez não consigam encaixá-lo em um futuro próximo devido aos contratos longos desses pilotos.

Felipe Massa acredita em potencial de Bortoleto (IconSport)
Felipe Massa acredita em potencial de Bortoleto (IconSport)

Felipe também traçou um paralelo com a situação de Oscar Piastri, que passou por uma disputa similar até conseguir seu lugar na Fórmula 1.

Talvez, mesmo se a equipe não quiser inicialmente, algo parecido com o que aconteceu com o Piastri possa acontecer com o Bortoleto. Ele brigou por sua vaga, foi para outra equipe e agora está na McLaren. Não sabemos os detalhes dos contratos, mas essa porta pode se abrir.

Gabriel Bortoleto vai correr pela Audi em 2026?

Com o interesse da Audi em jogo, a tensão aumenta. A equipe alemã fará sua estreia na Fórmula 1 em 2026 e enxerga em Bortoleto um possível nome para sua formação futura.

Bortoleto também é especulado para pilotar pela Sauber na temporada que vem da Fórmula 1 (Reprodução/Instagram@gabrielbortoleto_)
Bortoleto também é especulado para pilotar pela Sauber na temporada que vem da Fórmula 1 (Reprodução/Instagram@gabrielbortoleto_)

Essa disputa de bastidores vem chamando atenção no paddock. No entanto, para Felipe Massa, o ponto mais relevante é o desempenho do piloto nas pistas.

O que ele vem mostrando é algo impressionante para todo mundo. Ele já vinha fazendo um campeonato muito bom até Monza, mas de lá para cá ele tem mostrado que gosta da pressão. Isso é raro, e na Fórmula 1, quando você mostra que lida bem com a pressão, as equipes prestam atenção. Ele merece essa oportunidade.

O futuro de Gabriel Bortoleto ainda é incerto, mas uma coisa é clara: com talento, maturidade e grandes equipes de olho, o Brasil pode voltar a ter um representante na Fórmula 1.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: