É quase que unanimidade o fato de que a Williams não vive seus melhores momentos na Fórmula 1 já há alguns anos. Afinal, a última vitória da equipe na categoria foi em 2012, quando o venezuelano Pastor Maldonado venceu o GP da Espanha.
Desde então, já se foram mais de onze anos sem um único triunfo de uma equipe que já foi nove vezes campeã do torneio, com a última sendo em 1997. Contudo, os tempos de glória devem retornar em breve, pelos menos é o que acredita o chefe da equipe, James Vowles.
Entenda mais sobre a trajetória da Williams na Fórmula 1
James Vowles confia na retomada da equipe
Em entrevista ao portal italiano Motorsport, o chefe de equipe da Williams revelou as estratégias que a escuderia tem adotado para conseguir retomar o caminho das boas corridas dentro da Fórmula 1.
Basicamente, James Vowles acredita que a equipe possui um potencial que não foi explorado em 2023, mas que deve vir com tudo para esta nova temporada da categoria de elite dos esportes a motor.
Adicionamos downforce, mas realmente a principal coisa em que estamos trabalhando é a dirigibilidade e as características do carro. Acho que há um potencial inexplorado, então podemos fazer algum progresso. Quanto, no entanto, é difícil dizer.
Chefe de equipe da Williams há pouco mais de um ano, Vowles acredita que estão no caminho certo para recuperar os triunfos dentro da Fórmula 1. Mas aposta que a principal mudança acontecerá mesmo em 2026.
Estou feliz com o trabalho que estamos fazendo, mas aposto que se você entrevistar todas as equipes do grid, elas dirão: ‘Estou feliz com o trabalho que estamos fazendo'.
Isso geralmente diz que talvez você vá um pouco longe, mas nada mais. Os grandes avanços são dados com a mudança na regulamentação. 2026 será a primeira oportunidade de dar um verdadeiro passo em frente.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Com o novo GP da Espanha, em Madri, cresce o número de corridas de rua na Fórmula 1
- Atrás de outra categoria, Mick Schumacher declara amores à Fórmula 1: “Sempre sonho!”
- Qual será o novo nome da AlphaTauri na Fórmula 1? Equipe dá pista nas redes sociais
- Ferrari prevê carro muito mais rápido para Fórmula 1 2024
- [Exclusivo] Felipe Drugovich abre o jogo sobre titularidade na Fórmula 1 2025
- Felipe Massa prepara ofensiva legal contra silêncio da FIA por título da Fórmula 1
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.