Quase todos os pilotos sonham em pilotar a McLaren MP4/6, o icônico carro de Ayrton Senna. Na última quarta-feira (18), duas figuras, uma lendária e uma esperança, se reuniram no MotorLand, em Aragão, na Espanha, para um dia inesquecível de testes.
Fernando Alonso, o bicampeão mundial da Fórmula 1, mostrou que seu amor pelo automobilismo vai além das competições oficiais. O espanhol levou seu agenciado, o brasileiro Gabriel Bortoleto, para o ver guiar a máquina de seu ídolo e herói do Brasil.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Fernando Alonso pilota a McLaren MP4/6 de Senna
O modelo que Fernando Alonso pilotou foi um verdadeiro marco na história da Fórmula 1.
A McLaren MP4/6 de 1991, que foi conduzida por Ayrton Senna durante sua conquista do tricampeonato mundial, não é apenas uma relíquia da equipe britânica, mas também uma lenda viva da categoria.
A presença desse carro na pista, sob o controle de Alonso, não era apenas uma experiência nostálgica, mas também uma homenagem ao legado de Ayrton, um dos maiores pilotos da história da F1.
O carro foi projetado para proporcionar estabilidade e performance impressionantes, características que ajudaram Senna a conquistar o título de campeão mundial naquele ano.
A pilotagem de Alonso, um dos nomes mais respeitados da atualidade na F1, trouxe à tona a magia desse modelo histórico.
Embora o tempo e as tecnologias tenham avançado, a essência da MP4/6, com seu motor Honda e a engenharia de ponta, ainda ressoam como um símbolo de excelência nas pistas.
Não foi a primeira vez que Fernando Alonso pilotou o carro de Ayrton Senna
Há 9 anos, especificamente em 2015, Fernando Alonso e Jenson Button, então piloto da McLaren, tiveram a oportunidade de desfilar com o lendário carro de Senna.
No Brasil, Lewis Hamilton pilotou carro de Senna, contestado por Barrichello
No dia 3 de novembro de 2024, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, correu em Interlagos com a McLaren MP4/5B que Ayrton foi campeão do mundial de 1990.
Apesar da ação ser lendária, Rubens Barrichello questionou a escolhe de Hamilton, exaltando que ele, sim, deveria ser a pessoa a correr no carro de Ayrton em São Paulo.
Por outro lado, Reginaldo Leme defendeu a ideia que Hamilton deveria ter pilotado a McLaren de Senna no Brasil.
Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto se encontram para ação de Ayrton Senna
O evento também foi uma oportunidade para Fernando Alonso estreitar laços com o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, que será uma das grandes apostas da Fórmula 1 para 2025, com a Sauber.
Bortoleto, agenciado por Alonso, esteve presente no MotorLand e teve a chance de ver de perto o bicampeão mundial pilotando um dos maiores ícones da F1, como a McLaren MP4/6.
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.