Fique ligado conosco para conhecer as regras do pentatlo moderno, competição que é disputada nas Olimpíadas desde 1912 e que foi criada pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

O pentatlo moderno como o próprio nome indica, é a junção de cinco provas, com o melhor atleta nessas cinco atividades levando a medalha de ouro, é importante ser consistente nos cinco esportes para conquistar a vitória.

O Esportelândia vai te contar como funciona o pentatlo moderno e as principais regras. Antigamente, apenas um evento era realizado por dia, porém, foram agrupados todos na mesma data para um espetáculo mais emocionante.

A disputa feminina passou a acontecer nos Jogos Olímpicos apenas em Sydney 2000, com os homens disputando há mais de século. A modalidade tem muita força na Europa e tem como principais países vencedores a Hungria e a Suécia.

Objetivo básico do pentatlo moderno

No pentatlo moderno o atleta precisa disputar cinco provas diferentes e ser consistente em todas elas para atingir a vitória. São competições bem diferentes uma das outras e que demandam muito treinamento.

Veja quais são as provas que compõe o pentatlo moderno:

  • Esgrima – composta de duas rodadas, a primeira é classificatória, na qual, os atletas competem entre si em uma partida de um minuto ou até o primeiro golpe. Na segunda rodada, os classificados se enfrentam e esta etapa é de eliminação simples, com cada partida durando 45 segundos. Os pontos são marcados para cada vencedor.
  • Equitação – um percurso de saltos com um cavalo que os atletas não conhecem e que é escolhido por sorteio 20 minutos antes da competição começar.
  • Natação – uma prova de 200m livre.
  • Corrida e tiro – a última prova acontece em conjunto, de corrida e tiro e os atletas vão se alternando entre corrida e atira em cinco alvos com uma distância de 10 metros.

Categorias disputadas

Nas Olímpiadas, o Pentatlo Moderno possui as seguintes disputas: individual masculino e feminino. A competição já teve a disputa por equipes masculina, mas aconteceu pela última vez em Barcelona 1992.

Quando termina a prova

No pentatlo moderno cada prova dá uma pontuação para o atleta e a competição só acaba após as cinco provas, com o atleta de maior pontuação conseguindo o primeiro lugar.

Regras básica do pentatlo moderno

A competição é separada por duas seções, na primeira, que conta com o hipismo, a natação e a esgrima, os atletas somam pontos que vão definir a posição de largada para a segunda seção.

Na segunda seção, os atletas mais bem colocados partem com vantagem e os demais vão largando de acordo com a diferença de pontos em relação ao líder da prova. O primeiro atleta que cruzar a linha de chegada, ganha a medalha de ouro.

Regras do pentatlo moderno para cada categoria

Esgrima

Na competição de esgrima, cada combate dura um minuto e todos se enfrentam. A vitória acontece quando um dos atletas consegue o contato da ponta de sua espada com o corpo do adversário.

Se terminar o tempo de um minuto e nenhum dos dois atletas conseguir acertar o adversário, ambos assumem a derrota.

Regras do Pentatlo Moderno: tudo o que você precisa saber
Esgrima – Icon Sport

Natação

A prova de natação é a de 200 metros livre e apenas o tempo importa, o atleta que terminar mais rápido é o que receberá mais pontos. Cada um segundo mais lento, o atleta perde dois pontos e cada um segundo mais rápido ele ganha dois pontos.

Regras do Pentatlo Moderno: tudo o que você precisa saber
Natação – Icon Sport

Hipismo

No hipismo, os atletas precisam passar por um percurso de 450 metros com 12 saltos, a grande dificuldade é a de ter que fazer esse trajeto com um cavalo desconhecido, que será sorteado 20 minutos antes do início da prova.

Regras do Pentatlo Moderno: tudo o que você precisa saber
Hipismo – Icon Sport

Corrida e tiro

As provas de corrida e tiro são feitas simultaneamente, com cinco corridas de 600 metros e quatro paradas para atirar com uma arma a laser em um alvo que fica a dez metros de distância.

Regras do Pentatlo Moderno: tudo o que você precisa saber
Corrida e tiro – Icon Sport

Pentatlo Moderno em Paris 2024

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, serão 72 competidores de 26 Comitês Olímpicos Nacionais. Teremos as provas masculina e feminina, com os atletas em busca das medalhas de ouro, prata e bronze.

Serão 36 homens e 36 mulheres na disputa por medalhas, com cada país podendo ter apenas dois representantes por gênero. Uma brasileira garantiu vaga na disputa do pentatlo moderno em Paris.

Isabela Abreu é quem vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, ela garantiu a vaga após terminar na nona posição na prova nos Jogos Pan-Americanos, no Chile. Com isso, ela foi a melhor atleta da América do Sul e garantiu a vaga.

Agora que você sabe tudo sobre as regras do pentatlo moderno, aproveite para conhecer um pouco mais sobre outros esportes olímpicos.