Mais de 25 anos, de duas mil lutas, de mil lutadores, de cinco mil rounds e de cinquenta campeões. Os recordes do UFC têm realmente uma bela de uma amostragem.

Dentro desse lastro, esses números contam a história da grandeza do Ultimate Fighting Championship. Eles exaltam os grande lutadores, os grandes eventos e até o MMA como um esporte.

A seguir, listamos os principais recordes do UFC, para dar à você, leitor, um gosto dessa trajetória de suor, sangue e muito sucesso. Os números aqui trazidos, é bom dizer, foram tirados de referências diversas, incluindo a própria organização.

Recordes do UFC

Cinturão do UFC

Maior campeão de todos os tempos no UFC

O maior campeão de todos os tempos no UFC é Jon Jones, que venceu nada menos que 14 disputas de cinturão dos Meio-Pesados vencidas.

Recorde de defesas de cinturão do UFC

O recorde de defesas de cinturão do UFC é dividido entre três lutadores.  Jon Jones, Randy Couture e Georges St-Pierre, três lendas da organização, disputaram cinturões 15 vezes cada.

Recorde de defesas consecutivas de cinturão do UFC

O Recorde de defesas consecutivas de cinturão do UFC pertence ao estadunidense Demetrious Johnson. Entre 2013 e 2017, Johnson esteve em 11 lutas decisivas seguidas.

Lutador com mais vitórias no UFC

Donald Cerone é o lutador com mais vitórias no UFC. O norte-americano venceu nada menos que 23 lutas.

Lutador com mais vitórias consecutivas no UFC

O recorde do UFC para o lutador com mais vitórias consecutivas é de Anderson Silva. O “Spider”venceu 16 lutas entre 2006 e 2013.

Maior perdedor do UFC

O ingrato posto de maior perdedor do UFC pertence à Jeremy Stephens. Atuando entre os Peso-Pena, Stephens foi derrotado 14 vezes na carreira.

Lutador com mais lutas no UFC

O recorde de lutador mais “trabalhador” do UFC pertence tanto à Jim Miller como Donald Cerone. Ambos participaram de 36 lutas do Ultimate Fighting Championship.

Maior perdedor em disputas de cinturão do UFC

Só perde quem disputa: Randy Couture um dos lutadores que mais participaram de decisões de cinturão, é também quem mais foi derrotado nessas ocasiões. Perdeu seis vezes.

Maior finalizador do UFC

O recorde do UFC de maior finalizador pertence a um brasileiro. Charles do Bronx, Peso-Leve/Peso-Pena, venceu 14 lutas por submissão.

Lutador do UFC com mais nocautes

O recordista em lutas vencidas por nocaute e nocaute técnico é o norte-americano Derrick Lewis. O peso-pesado mandou seus adversários à lona 12 vezes.

Lutador do UFC com mais nocautes e finalizações

Há um empate no recorde do UFC de mais nocautes e finalizações. O brasileiro Charles do Bronx e o estadunidense Donald Cerone dividem o posto com 16 lutas vencidas sem necessidade de decisão da arbitragem.

Lutador do UFC com mais knockdowns

O recorde do UFC para mais knockdowns aplicados pertence ao incansável Donald Cerrone, que jogou seus adversários no chão do octógono vinte vezes na carreira.

Vá além do MMA! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Maior número de nocautes seguidos no UFC

O recorde do UFC para o número de nocautes seguidos pertence à Chuck Liddell. O Iceman teve a sequência de 7 lutas vencidas por nocaute. Um número à altura de seu tamanho na organização.

Maior número de finalizações seguidas no UFC

O recorde do UFC para o maior número de lutas seguidas vencidas por submissão pertence à Royce Gracie. O brasileiro, um dos pioneiros do MMA no mundo e especialista em jiu-jítsu, aplicou nada menos que 11 finalizações “fatais” consecutivas.

Maior número de finalizações e nocautes seguidos no UFC

O recordista do UFC para lutas consecutivamente vencidas sem a necessidade de decisão dos árbitros pertence à Anderson Silva. O brasileiro, considerado um dos maiores de todos os tempos, somou 8 vitórias “diretas” seguidas.

Maior nocauteador de primeiro round do UFC

O recorde do UFC para o lutador mais “arrasador”, isto é, aquele com mais nocautes seguidos no primeiro round pertence à Shane Carwin. O peso-pesado dos EUA conseguiu matar a luta logo no começo quatro vezes consecutivas.

Nocaute mais rápido da história do UFC

O recorde do UFC para o nocaute mais rápido pertence é de Jorge Masvidal. No UFC 239, disputado em 2019, o norte-americano aplicou uma joelhada certeira em Ben Askren com apenas 5 segundos de luta.

Finalização mais rápida da história do UFC

A finalização mais rápida da história do UFC aconteceu em 2015, na edição número 184 do evento. A estrela Ronda Rousey demorou apenas 14 segundos para fazer Cat Zingano bater na lona.

Evento do UFC mais longo

O recorde do UFC para evento mais longo pertence à edição número 251. Disputada em 2020, durou extensas três horas, sete minutos e 27 segundos, contados até o gongo final da luta entre Kamaru Usman e Jorge Masvidal, vencida pelo primeiro por decisão dos árbitros.

Evento do UFC mais curto

O primeiríssimo evento do UFC foi também o mais curto da história da organização. Durou apenas 13 minutos e 25 segundos.

Evento do UFC com mais nocautes

O recorde do UFC de evento com mais nocautes fica com a edição número 92. Disputado em 2008, teve nada menos que 8 KOs, incluindo o de Rashad Evans em Forrest Griffin no card principal.

Evento do UFC com mais finalizações

Agora o evento oficial do UFC com mais submissões foi a final do The Ultimate Fighter 2. Nele, 8  lutadores venceram com a batida de seus adversários.

Evento do UFC com mais finalizações e nocautes

A mesma decisão do TUF 2, junto do UFC 13, é quem detêm o maior número de finalizações e nocautes em um único evento, com 10 lutas encerradas sem a necessidade de decisão da arbitragem.

Evento do UFC com menos finalizações e nocautes

Por outro lado, o posto de evento do UFC com menos finalizações e nocautes ficou com o UFCs 161 e 94, que tiveram apenas duas lutas cada que acabaram antes do tempo. Na primeira, foram 9 decisões; na segunda, 8.

Depois de conhecer os principais recordes do UFC, aproveite para conferir outros textos sobre MMA e artes marciais:

*Última atualização no dia 3 de abril de 2021