No mundo das lutas, novos talentos surgem regularmente, mas poucos conseguem chamar a atenção de nomes consagrados como Chael Sonnen, lendário vilão do brasileiro Anderson Silva no UFC.

A brasileira Brenda Games, de apenas 18 anos, conquistou esse feito ao impressionar o ex-lutador norte-americano durante uma sessão de treinos no UFC Gym Largo, na Flórida, no início de dezembro de 2024.

Brenda, que treina wrestling, boxe, muay thai, jiu-jítsu brasileiro, luta livre, judô e MMA, sonha com o UFC e a disputa de Olimpíadas. Seria Games a nova Ronda Rousey, que sairá dos Jogos Olímpicos para brilhar no MMA?

Chael Sonnen rasga elogios a Brenda Games e projeta futuro da promessa do MMA

Durante uma sessão de treinos no UFC Gym Largo, na Flórida-EUA, Brenda Games chamou a atenção de Chael Sonnen, que rapidamente gravou um vídeo elogiando o talento da brasileira, fazendo questão de conhecer um pouco mais da atleta.

Sonnen destacou a versatilidade da jovem lutadora e enviou um recado direto a Dana White, presidente do UFC, para que fique de olho na promessa do Brasil:

Vocês provavelmente ouvirão falar dela. É faixa-roxa de jiu-jítsu e treinou na mesma academia de José Aldo e do mestre Dedé Pederneiras.

Ela luta jiu-jítsu, submission, wrestling (luta livre) e eu a vi essa noite treinando boxe. Ela sonha em disputar os Jogos Olímpicos e MMA.

Dana White, primeiramente, quero lhe apresentar Brenda [Games] e ela está a caminho do octagono (do UFC).

Além do reconhecimento técnico, Brenda Games também teve a oportunidade de assistir ao UFC Tampa ao vivo e conversar com os matchmakers Mike Maynard e Sean Shelby, fortalecendo ainda mais seu caminho rumo ao maior evento de MMA do mundo.

Brenda Games, Dede Pederneiras e Zé Doido
Brenda Games, Dede Pederneiras e Zé Doido (Reprodução)

A jornada de Brenda Games do wrestling ao MMA e o sonho de Olimpíada

Brenda começou sua carreira aos 4 anos, em Vitória, Espírito Santo, onde treinou em diversas modalidades como wrestling, boxe, muay thai, jiu-jítsu e judô. Sua primeira arte marcial foi o muay thai, da qual seu pai, Zé Doido, lutador de MMA, é grau preto.

Depois foi para jiu-jítsu, com o mestre Roni Sousa, em 2018, aos 11 anos, mas sua base foi construída na mesma academia Nova União, que revelou o ex-campeão do UFC José Aldo, sob o comando do mestre Dedé Pederneiras, onde migrou para o MMA.

Em novembro de 2020, estreou com vitória no Muay Thai. Já no início de dezembro estreou com vitória no MMA amador.

No ano seguinte, foi bronze no wrestling em seu primeiro Jogos Mundiais Escolares Sub-15, na Sérvia, representando a Seleção Brasileira de Desporto Escolar.

Estou muito feliz com essa oportunidade de representar o Brasil, só tenho a agradecer a Deus primeiramente por todas as bênçãos na minha vida.

Embora o UFC seja o grande objetivo, Brenda também sonha em representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028, competindo no wrestling.

Essa dupla meta de carreira, semelhante à trajetória de Ronda Rousey, que foi medalhista olímpica no judô antes de se tornar campeã do UFC, aumenta a projeção de Brenda no cenário esportivo, como relata seu pai, Zé Doido:

Ficamos muito felizes com o reconhecimento do Chael Sonnen. Ele viu o Instagram dela, assistiu às lutas de wrestling e se mostrou impressionado. A Brenda está cada vez mais próxima do UFC.

José Aldo e Brenda Games
José Aldo e Brenda Games em 2019 (Reprodução)

Mudanças para os Estados Unidos para evoluir tecnicamente rumo ao UFC

Para viabilizar esses sonhos, a lutadora lançou uma campanha de arrecadação online em 2023 para cobrir os custos com locomoção, alimentação, treinos e competições, além do visto americano, necessário para disputar mais eventos internacionais.

Entretanto, arrecadaram somente R$ 1.135,80 de 23 apoiadores. Então, em 2024, Brenda e seu pai se mudaram para os Estados Unidos em busca de melhores oportunidades e treinos com atletas de elite.

Em julho, a “Diamante Capixaba” foi convocada pela Seleção Brasileira de MMA amador para competir no Pan-Americano de MMA, no México.

Notícia maravilhosa!! Estou fazendo trabalho duro para chegar lá e dar show. Somente agradecer a Deus e vamos com tudo!!

José Aldo e Brenda Games
José Aldo e Brenda Games em 2019 (Reprodução)

Celebrou uma de suas maiores conquistas até o momento em agosto, ao vencer um Campeonato de Wrestling na Flórida, levando ouro no feminino no estilo folkstyle e ainda enfrentando meninos com um desempenho destacado.

Fui lutar um campeonato de wrestling aqui na Flórida, além de ser campeã na minha categoria lutando no feminino, também fui chamada para lutar contra garotos e tive um ótimo desempenho.

Quando Brenda Games estreia no MMA profissional?

Segundo Zé Doido, pai de Brenda Games e principal incentivador da filha nas artes marciais, em entrevista ao Esportelândia, a jovem lutadora deve estrear no MMA profissional já no início de 2025.

Ela treina desde 4 anos, sempre me acompanhou e nunca mais parou. Começou no Muay Thai comigo, que sou grau preto, depois foi para o Jiu-Jitsu e hoje ela treina todas as modalidades, faz de tudo um pouco para poder migrar para o MMA agora.

Ela acabou de fazer 18 anos, dia 27 de novembro, e está crescendo cada dia mais. Aqui nos Estados Unidos ela está ganhando todos os campeonatos de wrestling, de jiu-jitsu…

Estamos aqui no Estados Unidos para o crescimento dela. Ela está participando da temporada de wrestling na High School e estamos fazendo um bom trabalho para ela poder estrear no MMA profissional no início do ano que vem.

Vou fazer de tudo e levá-la nos melhores lugares dos Estados Unidos para ela treinar wrestling e poder realizar seu sonho de disputar uma Olimpíada pelo Brasil.

Graduações de Brenda Games

  • Faixa azul de jiu-jitsu
  • Faixa azul de judô
  • Grau vermelho de muay thai
  • Especialista de wrestling
Você ama outros esportes além de MMA? Aqui no Esportelândia também falamos sobre: