Julia Isabelle Bergmann conhecida no mundo do vôlei como Julia Bergmann, nasceu em Munique, na Alemanha, em 21 de fevereiro de 2001.

Como a família de sua mãe é de Toledo, no Paraná, seus pais decidiram se mudar para o Brasil em 2011. Desde a infância, Julia já dava sinais de sua paixão pelo vôlei, iniciando sua jornada nas quadras paranaenses.

Está curioso para saber mais sobre a carreira de Julia Bergmann? Neste texto, reunimos as principais informações sobre a jogadora para você ficar por dentro.

Quem é Julia Bergmann

Julia Bergmann: biografia e curiosidades no vôlei

Extremamente talentosa, Julia Bergmann é um dos destaques da Seleção Brasileira de Vôlei. Além de esbanjar qualidade técnica em quadra, a ponteira também se destaca na sua vida acadêmica.

Filha de pai alemão e mãe brasileira, Julia Bergmann nasceu em Munique, capital do estado da Baviera. Ainda criança, ela se mudou para o Brasil e começou a carreira no vôlei no Paraná.

A decisão de vir morar no Brasil foi tomada pelos pais com o objetivo de que ela e seu irmão, Lukas Bergmann, pudessem conhecer outro país com uma cultura diferente, aprender um outro idioma e se adaptar com pessoas diferentes.

Carreira de Julia Bergmann

Julia Bergmann: biografia e curiosidades no vôlei

Julia Bergmann começou sua jornada no vôlei na cidade de Toledo, no Paraná. Ambos os pais jogaram voleibol, então ela iniciou no esporte por influência deles.

Depois de dois anos praticando, começou a representar seu município em competições de alto nível. Em 2019, Julia optou por ir à faculdade nos EUA, especificamente em Georgia Tech, onde ganhou uma bolsa de estudos em Física e conciliava com os jogos universitários. Em 2021, venceu o prêmio de melhor jogadora da Conferência da Costa Atlântica.

Julia Bergmann: biografia e curiosidades no vôlei

Julia poderia defender tanto Seleção Brasileiro quanto a Alemã. Ela optou pelo Brasil ainda na universidade, estreando pela equipe na Liga das Nações de Voleibol Feminino de 2019, conquistando a medalha de prata. A jogadora também participou dos Jogos Pan-Americanos de 2019.

Já a estreia como titular do Time Verde e Amarelo, veio na Liga das Nações 2022, curiosamente contra Alemanha – seu país natal. Na oportunidade, a ponteira somou 18 pontos e foi o principal destaque.

Apóis concluir seus estudos em 2022, Julia iniciou sua carreira profissional. A jogadora defendeu as cores do THY, time de José Roberto Guimarães, na Liga Sultanlar, na Turquia. A ruivinha já foi oficializada pela equipe para a temporada 2024/25.

Curiosidades sobre Julia Bergmann

  • Julia poderia jogar tanto pelo Brasil quanto pela Alemanha. Ela optou pela Seleção Brasileira ainda na universidade, estreando pela equipe na Liga das Nações de Voleibol Feminino de 2019.
  • Julia é fluente em três idiomas: alemão, português e inglês, além de também entender e se comunicar em francês e o espanhol.
  • Em 2022, a jogadora abriu mão de disputar o Mundial para concluir seus estudos.
  • Julia tem um irmão mais novo, Lukas Bergmann, que também jogo vôlei e defende a Seleção Brasileira.

Agora que você já sabe tudo sobre Julia Bergmann, que tal conferir nossas outras biografias de astros do vôlei brasileiro.