O Praia Clube é uma instituição que se dedica a diversos esportes. Entre eles, há, por exemplo, o handebol e do tiro esportivo, que, recentemente, tiveram conquistas importantes. Mas não podemos deixar de lado o vôlei.
Este esporte existe no Praia Clube desde a década de 80 e, em 1989, a equipe se filiou à Federação Mineira de Voleibol, a FMV. E vale destacar que o Praia está presente não só na categoria adulto, mas também nas de base, do sub-12 ao sub-20.
Ver essa foto no Instagram
Em mais uma parte da entrevista exclusiva que o presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Ribeiro Braga, concedeu ao Esportelândia, o mandatário ressalta a importância da base e da Federação Mineira na construção do sucesso da equipe.
As categorias de base são sempre fundamentais e volto a falar o papel da Federação Mineira no desenvolvimento dos campeonatos das categorias de base em todo o estado de Minas Gerais. Ela é fundamental para a renovação e chegada de novos talentos. O papel que a Federação Mineira desenvolve é realmente digno de ser elogiado e seguido por outras federações do país“, disse Carlos Augusto.
Como os campeonatos das categorias de base do Praia Clube são organizados
O primeiro título estadual que a equipe infantil do Praia Clube conquistou foi em 2006. E nos anos seguintes, os títulos continuaram crescendo. Além disso, a equipe mineira também é responsável por revelar nomes para o cenário nacional do vôlei.
Aqui se tem um vôlei de categorias de base muito intensa, com campeonatos muito bem disputados, muito bem organizados em todas as regiões do estado, que é grande e que está sempre, a cada ano que passa, com novas revelações, tanto no masculino quanto no feminino. Surgindo jogadores indo para o profissional já com uma qualidade bastante elevada.
As peneiras e a oportunidade para atletas de todo o Brasil
O presidente também contou como são feitas as seletivas, no final do ano. Segundo ele, o Praia Clube recebe aproximadamente 3 mil inscrições no feminino e 4 mil no masculino.
É muito importante, porque o Praia Clube é uma tradição à procura de todo o Brasil. Ela é muito grande e eu penso que isso fortalece muito as categorias de base, apesar de que o Praia não é um destaque nacional nas categorias de base, mas a formação dos atletas aqui, ela é muito boa. Então, o Praia tem essa viagem de formação também, é muito importante para a sequência de novos talentos no vôlei feminino“, encerrou Carlos Augusto.
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.