Considerada uma das modalidades mais desafiadoras da atualidade, o Triatlo fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.

Neste sentido, aqui falaremos sobre as regras do Triatlo. A modalidade consiste na junção de três atividades físicas diferentes: natação (1.500m), ciclismo (40km) e corrida (10km).

O Esportelândia montou uma lista com os principais quesitos do esporte. Assim, quando você quiser praticar ou indicar a modalidade para alguém vai saber tudo sobre.

Objetivo básico do Triatlo

No triatlo o atleta precisa percorrer uma distância predeterminada na seguinte ordem: inicia nadando, o meio do percurso é feito na bicicleta e a finalização da prova é na corrida.

Desse modo, o esporte possui algumas maneiras de competição, mas a única coisa que muda são as distâncias percorridas, veja as principais:

  • Sprint: 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida;
  • Olímpico: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida;
  • Meio Ironman ou 70:3: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida;
  • Ironman: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida;
  • Ultraman: 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84km de corrida. Devido às longas distâncias, a prova é disputada em três dias

Categorias disputadas

Nas Olímpiadas, o Triatlo possui as seguintes disputas: individual masculino e feminino e disputa mista.

Na regra do Triatlo, cada competidor do revezamento misto tem que completar 300m de natação, 6,8km de ciclismo e 2km de corrida. Em outras competições, geralmente, há somente as provas individuais.

Quando termina a prova

Nas regras do Triatlo não existe tempo pré-determinado de prova. Sendo assim, ganha a competidora ou competidor que ultrapassar a linha de chegada primeiro. Ou seja, com o menor tempo possível.

Regras básica da prova e trajes do Triatlo

Como dito anteriormente, a ordem da prova não muda. Assim, primeiro se percorre uma distância a nado, em seguida de bicicleta e se completa a prova correndo. Dessa maneira, só existe uma largada e duas transições de modalidade.

Nas regras do Triatlo, cada prova possui os seus trajes. Ou seja, não se pode realizar a próxima prova com os equipamentos da outra. Dessa maneira, a área de transição é justamente para a troca das mesmas.

Sendo assim, os equipamentos para natação são: óculos de mergulho, touca e a roupa especial. Para a parte de ciclismo é obrigatório o uso do capacete e o sapato. Por fim, para a corrida, o competidor precisa estar com o tênis próprio para corrida.

Regras do Triatlo para cada categoria

Natação

A largada da prova de Triatlo acontece com a modalidade. Assim, para iniciar a competição todos os atletas são posicionados lado a lado, em um linha horizontal.

Após entrarem na água o atleta pode utilizar o estilo de nado que quiser, a única coisa proibida é atrapalhar o rendimento do outro competidor.

Desse modo, se acontecer de atrapalhar um dos adversários, são acrescentados 30 segundos de punição na área de transição para a etapa seguinte.

A marcação do trajeto da prova é feita por boias no mar, que servem como guias para os atletas.

Ciclismo

Após terminar a natação, o atleta entra na área de transição e troca as vestes. Em seguida, o atleta coloca o capacete, não se pode subir na bicicleta sem ele.

Caso ocorra, o competidor é penalizado. No ciclismo a única regra a ser cumprida é não colocar os pés no chão durante o percurso.

Corrida

Para a última etapa da prova não é permitido correr descalço, sem camisa ou utilizando óculos de natação ou a touca da prova anterior.

Na área de transição, o competidor (a) coloca o tênis próprio para corrida, e depois percorre a distância predeterminada. Como essa é a última parte da prova, quem for o primeiro a completá-la ganha a disputa.

Glossário

  • Forçar: é o aumento do ritmo, intensidade no ciclismo ou na corrida, visando se distanciar do pelotão;
  • Rampa de saída: é a plataforma para os atletas saírem da água após cumprirem o percurso de natação;
  • Vácuo: é ficar atrás de outro atleta para aproveitar de sua força e sofrer menor resistência do ar, provocando menor desgaste físico. Pode ser feito tanto no ciclismo e na corrida.

Triatlo em Paris 2024

Todas as categorias da prova vão acontecer em Pont d'lena. O individual masculino e feminino acontecerão nos dias 30 e 31 de julho de 2024. Por outro lado, o revezamento misto será realizado no dia 5 de agosto.

Confira em vídeo as regras do Triatlo

Agora que você sabe tudo sobre as regras do triatlo, aproveite para conhecer um pouco mais sobre outros esportes olímpicos.