A temporada 2023 do calendário da bolinha amarela está chegando na sua reta final, o último torneio está marcado para novembro. Dessa maneira, é normal alguns jogadores já estarem preparando o roteiro do ano de 2024.

Neste sentido, um desses atletas é Rafael Nadal, o espanhol tomou uma grande decisão visando o Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada. Confira!

A temporada de 2023 e a carreira de Rafael Nadal

O Touro Miura começou seu ano esportivo disputando a United Cup e o Australian Open, conquistando apenas uma vitória e três derrotas. Logo depois, Nadal sofreu com lesões e o período de recuperação, assim resolveu encerrar o seu ano antes da metade. 

O período turbulento não apaga a vitoriosa carreira do tenista espanhol. Rafael Nadal foi líder do ranking da ATP por 209 semanas. Em sua galeria de troféus constam 92 títulos individuais, sendo 22 Grand Slams, 36 Masters 1000, 23 ATP's 500, 10 ATP's 250 e uma medalha de ouro na Olimpíada de Pequim. Nas duplas, foram 11 títulos: 6 ATPs 250, 3 Masters 1000, 1 ATP 500 e uma medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro.

A grande decisão visando o Australian Open 2024

Rafael Nadal atualizou seu quadro em relação ao seu futuro recentemente, inclusive pensa em disputar as Olímpiadas de Paris 2024. Após anunciar que se retiraria das competições em 2023, o tenista também comunicou que o próximo poderia ser a sua última temporada como profissional.

Por outro lado, após sua recente cirurgia no quadril, realizada em junho. O tenista espanhol trabalhou com metas de curto prazo para avaliar a ideia e conseguir ser competitivo. Desse modo, uma delas era o treinamento em grande intensidade feito a partir de novembro deste ano.

Dessa maneira, a primeira grande decisão de Nadal foi retomar aos treinos em quadra, o Touro Miura realizou uma sessão em sua academia em Manacor, na Espanha. A saber, foi o primeiro passo divulgado pelo tenista desde a sua pausa antes de Roland-Garros 2023.

A temporada 2024 de Rafael Nadal

Devido a sua retirada das competições deste ano, a lenda do saibro despencou no ranking da ATP, Nadal ficará por volta da 500ª colocação na classificação. Assim, entrar nos grandes torneios via ranking ou qualificatório ficaria complicado. Porém, poderá usar o ranking protegido em algumas ocasiões e por sua espetacular carreira poderia entrar por convites.

O planejamento do calendário de 2024 de Rafael Nadal previa uma despedida de grandes torneios que marcaram a sua carreira. Sendo assim, começaria no Australian Open 2024, as principais competições no saibro, obviamente Roland-Garros, onde conquistou 14 troféus. Como dito anteriormente, os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que vai ser jogado no Complexo de Roland-Garros, também está no radar.