Novak Djokovic se tornou uma lenda do tênis no início dos anos 2010. Muito de seu sucesso se deve à famosa dieta do sérvio. Devido a um diferente dia no hospital, Novak percebeu que precisava mudar para estar entre os melhores. Entenda o início de seu sucesso a seguir.
Aprimorando a dieta para a vitória: Djokovic, o campeão insaciável
O ano de 2023 consolidou a posição de Novak Djokovic como o maior de todos os tempos (GOAT) no tênis. Alcançando 24 títulos de Grand Slam de simples, ele se tornou o primeiro jogador da Era Aberta a atingir essa marca e ultrapassou 400 semanas como o número 1 do mundo, estabelecendo um recorde duradouro.
Seu sucesso vai além da quadra, evidenciado por uma disciplina rigorosa em sua rotina de alimentação e sono. A dieta de Djokovic, baseada em plantas e livre de glúten, é uma parte crucial de sua busca contínua por títulos.
Sua dedicação em identificar intolerâncias alimentares e ajustar sua dieta para otimizar o desempenho é bem documentada em seu livro “Serve to Win” (‘Servir para Vencer' em português).
🍞 🥖 🥯 🇷🇸 In his book ‘Serve to Win’, Novak Djokovic described how, after physically struggling for months back in 2010, Dr Igor Cetojevic endeavoured to seek the Serb out so he could help determine the cause of this tiredness.
When the two met, they carried out various tests,… pic.twitter.com/VtZGVolnpn
— Olly 🎾🇬🇧 (@Olly_Tennis_) August 15, 2023
Com 98 títulos na carreira e contando, Djokovic não negligencia a importância do sono para equilibrar os exigentes dias dentro e fora da quadra. Seu hábito de dormir até mais tarde reflete sua abordagem profissional e sua capacidade de gerenciar uma agenda repleta de compromissos.
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
O dia em que tudo mudou para Djokovic no hospital
Novak revelou que, em 2010, fez um teste médico e descobriu que tinha intolerância ao glúten e aos laticínios. O sérvio experimentou uma dieta sem glúten por duas semanas e notou uma mudança imediata.
Consequentemente, não é surpresa que 2011 tenha sido uma das melhores temporadas de sua carreira, vencendo três dos quatro Grand Slams e cinco títulos de Masters 1000.
O livro “Servir para Vencer” detalha sua dieta regular, centrada em vegetais, feijões, carne branca, peixe, frutas, nozes, sementes, grão-de-bico, lentilhas e óleos saudáveis.
Seu café da manhã consiste em uma mistura cuidadosamente equilibrada de sementes, nozes, muesli sem glúten, frutas vermelhas, morangos, banana e iogurte.
Ele complementa sua ingestão de nutrientes com um smoothie verde, incluindo ervilhas, aipo, suco de maçã, hortelã, espinafre e couve.
De repente, houve um fator X, uma mudança em minha dieta que permitiu que meu corpo se apresentasse da maneira que deveria. – disse Djokovic sobre resultados da mudança alimentar.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e saber mais? Confira aqui no Esportelândia:
- Bernardinho fala a verdade sobre a situação de Renan na Seleção: “Belo trabalho”
- Bruninho sobre o futuro da Seleção agora com Bernardinho: “O mais importante é…”
- URGENTE! Bernardinho está de volta ao comando da Seleção Brasileira
- Abouba sonha em se manter na Seleção Brasileira: “Posso dizer que…”
- Rosamaria enaltece o vôlei japonês: “O que mais me impressiona é…”
- [Exclusiva] Douglas Souza relembra momento em que se assumiu gay: “Me senti…”
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.