Rafael Nadal encerrou sua vitoriosa carreira nesta terça-feira (19). O lendário tenista foi derrotado pelo holandês Botic van de Zandschulp pela Copa Davis e viu a Espanha ser eliminada do torneio.

No auge de seus 38 anos, Rafael Nadal sofreu com problemas físicos nos últimos anos de sua vitoriosa carreira. Considerado um dos maiores da história recente com Roger Federer e Novak Djokovic, o espanhol teve em Roland Garros seu domínio, conquistando por 14 vezes o torneio.

Rafael Nadal fala pela primeira vez após confirmar aposentadoria

Após ser eliminado por Botic na Copa Davis, Rafael Nadal fez um discurso emocionante de despedida e agradeceu a todos os fãs pelo apoio incondicional por tantos anos:

Sou muito sortudo por receber tanto carinho. Sou eu quem deveria agradecer a tantas pessoas que é difícil saber por onde começar. Muitas pessoas trabalham duro, tentam o seu melhor todos os dias.

Eu tenho tido muita sorte e só quero ser lembrado como uma boa pessoa e um garoto que seguiu seus sonhos de uma pequena vila de Mallorca e conquistou mais do que jamais sonhou”.

O emocionante discurso de despedida de Rafael Nadal
Lenda do evento de Roland Garros na França, Nadal recebeu homenagens na Torre Eiffel [Icon Sport]
Os problemas físicos foram frequentes durante suas últimas temporadas. Nadal admitiu as dificuldades e revelou que o grande problema é seu corpo, que já não consegue o mesmo ritmo de seus melhores anos:

A realidade é que você nunca quer que esse momento chegue; não estou cansado de jogar tênis, mas meu corpo não quer mais jogar tênis. Tenho de aceitar a situação; me sinto privilegiado, consegui transformar um dos meus hobbies em minha carreira, e durou muito mais do que eu imaginava. Só posso ser grato à vida”.

O emocionante discurso de despedida de Rafael Nadal
Rafael Nadal encerrou sua carreira com 22 títulos de Grand Slams [Icon Sport]

Agradecimento a Seleção da Espanha e futuro

Rafael Nadal também fez questão de agradecer ao time espanhol da Copa Davis. Em seguida, o tenista comentou sobre seus planos pós-carreira:

Gostaria de agradecer a toda a seleção espanhola que está aqui. Todos vocês me permitiram jogar nesta Copa Davis. Não saiu como queríamos, mas dei tudo o que tinha.

Muitos dos momentos mais emocionantes da minha carreira foram com muitas das pessoas que estão aqui; foi um enorme privilégio. Alcançamos tantas coisas incríveis juntos e agora é hora de todos vocês continuarem a alcançá-las.

Estou tranquilo [sobre o futuro] porque recebi uma educação que me permite encarar com tranquilidade. Tenho uma ótima família ao meu redor que me ajuda”.

Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia: