O surf tem sido um dos esportes que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos, muito por conta da chamada Brazilian Storm, que conquistaram desde títulos mundiais a medalhas olímpicas.

Com esse crescimento do esporte acontecendo também em todo o mundo, a WSL fez um anúncio sobre o surf feminino que pode aumentar ainda mais a competitividade das competições.

WSL faz anúncio importante sobre o surf feminino

A WSL anunciou uma mudança significativa no formato do Championship Tour (CT) feminino, a partir de 2026. O número de competidoras em cada etapa aumentará de 18 para 24, e 2025 será o último ano com a estrutura atual.

Essa decisão reflete o avanço no desempenho das atletas e o compromisso da WSL em fomentar o crescimento do surfe feminino.

Com o novo formato, a elite feminina de 2026 será composta pelas 14 melhores surfistas do ranking do CT de 2025. Além disso, sete vagas serão destinadas às competidoras classificadas pelo Challenger Series.

A lista de 24 atletas será finalizada com duas wildcards da WSL para toda a temporada, além de uma wildcard oferecida pela organização de cada evento, proporcionando mais oportunidades para novas atletas disputarem no mais alto nível do surfe mundial.

Caitlin Simmers fala sobre o aumento de atletas nas competições

A atual campeã mundial, Caitlin Simmers, comentou sobre esse aumento do número de atletas nas competições femininas, dizendo estar muito feliz e que agora mais atletas terão chances de entrar no Tour.

“O surfe feminino é muito especial. E quero ver cada vez mais e acho que muitas outras pessoas também. Estou realmente ansiosa para ter mais amigas minhas no CT. Acho que o mundo merece ver o quão épico é o surfe delas e quanto forte elas surfam. Estou muito feliz que elas terão mais oportunidades de tentar entrar no Tour”

Confira mais textos sobre surf aqui no Esportelândia: