Em um mundo cada vez mais interativo com as novas tecnologias, riscos inesperados também são criados. Esse é o drama da surfista portuguesa Mariana Rocha Assis.

Mariana, que já foi campeã portuguesa de surf em 2016, foi até suas redes sociais e revelou que está sendo ameaçada por um criminoso virtual.

Surfista portuguesa expõe assédio

Surfista portuguesa sofre chantagem por fotos geradas em Inteligência Artificial
Reprodução/Instagram

Mariana Rocha Assis fez uma postagem nas redes sociais revelando que recebeu ameaças com fotos nuas suas, geradas por inteligência artificial.

Tenho passado por um inferno emocional ultimamente e gostaria de compartilhar minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu sofrendo com esse novo tipo de assédio.

No dia 17 de novembro recebi de um número estranho, “minhas” fotos nuas. Eu digo “meu” porque não sou eu nas fotos. Eles são gerados por inteligência artificial, e tenho que te dizer. Juro que parecem reais”.

Em seguida, Mariana afirmou que o criminoso pediu cinco mil euros para não divulgar o conteúdo:

Essa pessoa em questão disse-me para lhe pagar um total de 5k, que eu tinha até hoje para lhe mandar, não mandei. Ele disse-me que vai enviar para a minha família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel.

Mas a coisa mais assustadora sobre estes hackers é que eles conseguem aceder a tudo. Perdi muito dinheiro, não preciso especificar quanto, mas com certeza me derrubou”.

Por fim, a surfista de 26 anos contou que perdeu dinheiro e pediu um posicionamento mais ativo dos governos com relação à inteligência artificial:

Hoje eu vi o lado negro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotos minhas circulando online. E o mais assustador é que está acontecendo com muita gente.

Por isso, cuidado. Porque esses malditos hackers, estão destruindo vidas, destruindo sonhos. O meu ainda está vivo, aos poucos estou chegando lá. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem seus pontos bons. É assustador para onde estamos indo. POR FAVOR TODOS OS GOVERNANTES DO MUNDO, FAÇAM ALGO”, escreveu a surfista.

Essa não é a primeira vez que a surfista Mariana Rocha Assis sofre um tipo grave de violência. Em 2018, a atleta foi esfaqueada após uma tentativa de violação quando retornava para sua residência.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: