Julian Wilson sempre foi um dos melhores surfistas do mundo enquanto esteve em atividade. O Aussie ficou conhecido no Brasil por sua grande e amigável rivalidade com Gabriel Medina.

Porém, Wilson nunca conseguiu ser campeão mundial, tendo ficado muito próximo em 2018, quando foi superado justamente pelo brasileiro, que conquistou seu segundo título na época.

Julian Wilson elege os favoritos para o título mundial

Australiano eterno rival de Medina define quem será o campeão mundial de 2023
WSL/Matt Dunbar.

De fato, Julian Wilson deixou o tour principal da WSL na temporada de 2021. Porém, o ex-top da elite segue de olho em tudo que acontece no circuito mundial e em uma entrevista para a revista australiana Track, Wilson apontou os favoritos ao título de 2023:

Se o Toledo estiver saudável, ele é o cara a ser batido entre os homens.

Do jeito que Trestles combina com o surf dele, é um favorito e virá como o número um do mundo, então ele será o cara a ser batido.

Em seguida, Julian comentou sobre a categoria feminina:

No lado feminino, Carissa vai ser a garota a ser batida com certeza. Ela estará se recuperando do ano passado, tendo tido um título tirado da forma como foi nas últimas baterias. Acredito que ela tem uma vontade de se redimir e provou ser dominante, definitivamente será a que vão tentar vencer.

Por fim, o australiano apontou seus palpites para o título mundial de forma conservadora, apostando nos favoritos:

Toledo e Carissa são minhas escolhas como os campeões”, encerrou Julian.

Rivalidade com Gabriel Medina

Australiano eterno rival de Medina define quem será o campeão mundial de 2023
ISA/Ben Reed.

Desde que entraram na elite do surf mundial em 2011, Julian Wilson e Gabriel Medina sempre travaram grandes duelos, tendo ocorrido cinco finais entre eles. A primeira, inclusive, na temporada de estreia de ambos, na qual Medina venceu, na França.

No ano seguinte, Wilson deu o troco e venceu Gabriel, na final do evento de Portugal. Já em 2014, Medina havia acabado de ser campeão mundial em Pipeline, e chegou na decisão da etapa para novamente ser derrotado por Julian.

A quarta decisão entre os dois foi em Teahupo’o, novamente com vitória do australiano. Medina teve sua revanche na final de Pipeline em 2018, vencendo Julian e ficando com o título mundial daquela temporada.

Julian Wilson optou por deixar o circuito mundial em 2021, com apenas 33 anos. Na época, Medina fez um texto agradecendo o amigo pela rivalidade:

Obrigado por todos os bons momentos e por sempre me 'empurrar'. Você me ajudou a ser quem eu sou hoje”, escreveu Gabriel.

Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: