Você conhece as regras do surf? Este conjunto de normas, conhecido como “código de boas condutas” dentro do cenário do esporte, é fundamental para garantir que todos possam aproveitar as ondas de maneira segura e justa, além de prevenir acidentes no mar.
Para quem deseja entender mais sobre as regras do surfe, tanto em contextos recreativos quanto competitivos, este texto é um guia completo.
Abordaremos as boas condutas no mar, as regras específicas das competições brasileiras e da World Surf League (WSL), e as normas que regem o surfe nos Jogos Olímpicos.
Principais regras do surf
No mundo do surf, há algumas regras que funcionam como “a etiqueta” do esporte. Elas indicam como o surfista deve se comportar no mar para evitar confusões e sempre manter o respeito pelos outros surfistas.
Confira, a seguir, quais são essas regras!
Regras do surf
- A pessoa que está mais próxima do pico ou peak, onde acontece a quebra das ondas, tem a preferência na onda;
- Se alguém está entrando ou pegando a onda, um outro surfista jamais deve entrar na mesma onda;
- Depois de pegar uma onda, um surfista não deve remar em direção em direção aonde as pessoas estão surfando). Há duas opções: ou esperar ou remar em direção à espuma;
- Não soltar a prancha, pois isso pode gerar acidentes. O surfista deve fazer a “posição do joelhinho”, segurando as bordas da prancha
- Não ficar se reposicionando para ter o “direito à onda” sobre outro surfista;
- Em situações onde há uma fila para pegar ondas, quem está há mais tempo prioridade. Após pegar a onda, o surfista deve retornar ao fim da fila.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as regras do surf que não estão contidas publicamente, vamos avançar para as regras oficiais do esporte.
Regras do surf em campeonatos brasileiros
No surf, o objetivo é se manter na onda pelo maior tempo possível e explorá-la com o maior número de manobras. O surfista com as melhores notas será o vencedor.
Cada competição de surf, naturalmente, pode adotar um regulamento próprio se for a vontade de seus organizadores. Porém, a Confederação Brasileira de Surf (CBS) indica que as regras de competições devem ser adotadas em todas as categorias.
Saiba, a seguir, quais as regras de campeonatos de surf conforme orientação da CBS. Mais adiante, você poderá conferir as regras da Liga Mundial de Surf (WSL)!
Regras do Surf: Formato de disputa
Os campeonatos que utilizam as regras indicadas pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) são divididos em baterias de 4 surfistas, sendo que pelo menos 2 competidores avançam para a fase seguinte.
Em casos excepcionais que o cronograma exija, baterias de 5 atletas poderão ser disputadas.
O avanço de 50% dos competidores de uma bateria pode não ser obedecido no caso de baterias de repescagem ou no “losers round”.
Regras do Surf: Tempo das baterias
No surf competitivo, o tempo de cada bateria varia conforme a fase da competição. Nas primeiras fases, cada bateria deve ter um mínimo de 15 minutos, enquanto nas finais, esse tempo aumenta para um mínimo de 20 minutos.
O início das baterias é sinalizado com um toque de sirene, e o encerramento é indicado por dois toques de sirene.
Regras do Surf: Limite de ondas
No surf, o regulamento da Confederação Brasileira de Surf estabelece que o número máximo de ondas por bateria, assim como quantas serão consideradas para classificação, fica a critério do Diretor Técnico e do Head Judge, dependendo das condições do mar.
O competidor é informado sobre o número de ondas restantes, sendo avisado quando restarem duas ondas, quando faltar apenas uma e quando completar o número máximo permitido para a bateria em questão.
Caso o surfista ultrapasse o limite de ondas estabelecido, ele poderá ser penalizado. A penalidade geralmente envolve uma multa no valor de uma inscrição para cada onda extra surfada.
Regras do Surf: Condições do mar
Caso as condições do mar não apresentem o tamanho mínimo exigido de 30 centímetros, o campeonato deverá ser realizado em outro local ou transferido para outro horário ou dia.
Se o campeonato for oficialmente cancelado após o início, os pontos deverão ser divididos entre os atletas que estiveram classificados para a respectiva fase.
Regras do Surf: Pontuação
Os juízes dão uma nota até dez para cada onda surfada, sendo que a avaliação mais alta e a mais baixa são descartadas. Calcula-se a média simples das três notas válidas para determinar a avaliação de cada onda.
Há uma série de critérios subjetivos que os juízes consideram, como dificuldade da manobra e a versatilidade do surfista para executar tipos diferentes de movimento.
Ao final da bateria, as melhores pontuações de cada surfista serão destacadas e somadas. O surfista que obtiver o maior número de pontos será o vencedor.
Apenas as duas melhores ondas são consideradas na pontuação do surfista na bateria. Chega-se ao valor final com a soma destas duas notas.
Assim, o máximo que um surfista pode alcançar é 20 pontos (teria média 10 nas duas melhores ondas).
Regras do Surf: Interferência
O surfista que estiver na parte interna da onda tem o direito incondicional de surfá-la por toda sua extensão. Caso os juízes interpretem que outro competidor prejudicou a pontuação que o surfisita poderia alcançar, será caracterizada a interferência.
Regras do surf WSL
A Liga Mundial de Surf (WSL) é responsável por organizar o Championship Tour (CT), mundial já vencido três vezes por Gabriel Medina, duas por Filipe Toledo e uma por Adriano de Souza e Italo Ferreira.
O Campeonato Mundial é dividido entre 9 ou 10 etapas, disputadas em 9 diferentes localizações: Austrália, Brasi, África do Sul, Taiti, EUA, Portugal e Havaí. Esses são alguns dos destinos que o tour percorre.
O Mundial de Surf funciona como um campeonato de pontos corridos, após o final das etapas regulares, os cinco melhores disputam um evento em somente um dia o WSL Finals.
Entenda, a seguir, como funcionam as etapas e as regras do surf na WSL.
Regras do Surf: Formato de disputa das etapas da WSL
Enquanto o Championship Tour (CT) é disputado em pontos corridos nas etapas regulares que compõem o Mundial são disputadas no formato eliminatório.
No campeonato masculino, há 34 surfistas.. A cada etapa, eles ganham a companhia de outros dois surfistas, que são convidados ou participam de um torneio classificatório.
Primeira fase
Na primeira fase de cada etapa do Mundial de Surf, os 36 surfistas são divididos em 12 baterias, com três atletas. Essa disputa não é eliminatória. Os dois primeiros de cada bateria avançam direto para a terceira fase, enquanto o perdedor disputa a segunda fase (repescagem).
Segunda fase (Repescagem)
Os 12 competidores derrotados na 1ª fase são divididos em 4 baterias de 3 atletas cada. Os dois primeiros colocados de cada bateria avançam para a 3ª fase. Já os perdedores desses 4 confrontos são eliminados, terminando a disputa da etapa na 33ª colocação.
Terceira fase
Os 32 surfistas que permanecem na disputa são divididos em 16 baterias no formato homem a homem. Quem vencer o duelo eliminatório avança para as oitavas de final, enquanto os perdedores encerram a etapa na 17ª colocação.
Oitavas de final
Nas oitavas de final, os 16 surfistas são divididos em 8 baterias homem a homem. Os vencedores avançam às quartas de final, enquanto os perdedores terminam a etapa na 9ª colocação.
Quartas de final
Nas quartas de final, os 8 surfistas são divididos em 4 baterias no formato homem. Os 4 vencedores formam as semifinais, enquanto os perdedores terminam a etapa na 5ª colocação.
Semifinal
Nas semifinais, há a disputa de duas baterias com dois surfistas cada. Os dois vencedores fazem a final, enquanto os eliminados encerram a etapa empatados na 3ª colocação.
Final
Na bateria final, o surfista que somar as melhores notas será o campeão da etapa do Championship Tour (CT).
O vencedor leva 10 mil pontos, enquanto os últimos colocados ficam com apenas 265.
Ver essa foto no Instagram
Regras do Surf: Pós corte
Depois do corte, esse sistema muda, já que somente 22 surfistas continuam na elite e recebem mais dois convidados. Assim, os atletas são divididos em 8 bateria com três atletas.
Somente o primeiro avança, o restante vai para o round de repescagem que é feito em confrontos diretos entres os 16 surfistas que não avançaram na primeira fase.
A partir dessa fase o restante da competição segue igual.
Regras do Surf: Pontuação por etapa do Mundial
- 1º lugar – 10.000 pontos
- 2º lugar – 7.800 pontos
- 3º lugar – 6.085 pontos
- 5º lugar – 4.745 pontos
- 9º lugar – 3.320 pontos
- 17º lugar – 1.330 pontos
- 33º lugar – 265 pontos
- Lesionado – 265 pontos
Regras do Surf: Acesso e rebaixamento na WSL
Após cada etapa do Campeonato Mundial de Surf, os surfistas recebem pontos com base em sua colocação, com melhor desempenho resultando em mais pontos.
No Championship Tour (CT), por exemplo, o primeiro colocado de uma etapa recebe 10 mil pontos, enquanto o segundo lugar recebe 8 mil. Esses pontos são somados para formar as classificações do CT.
No final do ano, os surfistas masculinos e femininos no top 5 do ranking se classificam para o Finals, onde o campeão mundial é decidido.
Além de definir os campeões, essa pontuação também determina o corte na metade da temporada, quando os doze piores atletas na classificação deixam o tour.
Esses doze atletas caem para o Challenger Series, a segunda divisão da WSL, que também possui seu próprio ranking. Os 10 melhores do Challenger Series garantem vaga na elite mundial no ano seguinte.
Regras do Surf: Julgamento e Notas na WSL
Em cada bateria do Campeonato Mundial de Surf, são consideradas as duas melhores notas de um surfista. Como cada onda vale até 10 pontos, a pontuação máxima em uma bateria é de 20 pontos.
Cada bateria dura, normalmente, 30 minutos. Caso a organização julgue necessário, pode aumentar esse tempo.
Um painel de cinco juízes pontua cada onda em uma escala de um a 10. Para cada pontuação, as notas mais alta e mais baixa (dos cinco juízes) são descontadas, e o surfista recebe a média das três pontuações restantes.
Não há limite para o número de ondas que serão pontuadas, mas as duas ondas com melhor pontuação (de 1 a 10) são somadas para definir a pontuação final do surfista em uma bateria (com máximo de 20 pontos).
Os juízes analisam os seguintes elementos ao dar notas na WSL:
- Compromisso e grau de dificuldade
- Manobras inovadoras e progressivas
- Combinação das principais manobras
- Variedade de manobras
- Velocidade, potência e fluxo
Regras do Surf: Escala de notas da WSL
- 0.0 – 1.9: Fraco
- 2.0 – 3.9: Justo
- 4.0 – 5.9: Médio
- 6.0 – 7.9: Bom
- 8.0 – 10.0: Excelente
Regras do Surf: Prioridade na WSL
O surfista com prioridade tem o direito incondicional de pegar qualquer onda que escolher.
Outros surfistas na bateria podem remar e pegar a mesma onda, mas apenas se não atrapalharem o potencial de pontuação de um surfista com prioridade.
Um surfista perde a prioridade quando pega uma onda e/ou um surfista rema, mas perde uma onda.
Se dois ou mais surfistas pegarem uma onda, o primeiro surfista a chegar à zona de decolagem terá prioridade.
Regras do Surf: Interferência na WSL
Um surfista que atrapalhe o potencial de pontuação de outro surfista com prioridade sobre ele receberá uma penalidade por interferência.
Na maioria das situações, isso significa que a pontuação da bateria será calculada usando apenas a melhor onda de pontuação.
Se um surfista causar duas interferências, ele será desqualificado da bateria.
Foi uma interferência que levou Gabriel Medina a ser eliminado na etapa de Peniche, em Portugal, na reta final do Campeonato Mundial de Surf de 2019.
A priority interference has been called on @gabriel1medina against @CaioIbelli at the #MEORipCurlPro Portugal. With the interference, Caio takes the heat win. @ripcurl @MEOpt pic.twitter.com/NGlO1W1iGJ
— World Surf League (@wsl) October 20, 2019
Regras do Surf: Reinício de bateria
Se ninguém pegar uma onda durante os primeiros 10 minutos de uma bateria, o juiz principal terá o poder de reiniciar a bateria.
Vá além do mundo do Surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Como escolher a bola de vôlei ideal para jogos ou recreação
- 17 ideias de presentes de basquete para os fãs do esporte
- Campeonatos de Fortnite e maiores vencedores: Conheça todos!
- As 23 chuteiras de futebol mais bonitas do mundo
- Os melhores sites para assistir NFL ao vivo e online
Regras do surf nas Olimpíadas
O surf foi disputado nas Olimpíadas pela primeira vez em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O campeonato de surf da Olimpíada de Tóquio contou com 20 atletas homens e 20 mulheres, sendo no máximo dois atletas por país em cada gênero.
A classificação foi determinada pelos seguintes níveis hierárquicos:
- Os 10 primeiros homens e as 8 primeiras mulheres elegíveis do CT 2019.
- Os primeiros 4 homens e as primeiras 6 mulheres elegíveis do ISA Games 2020
- O melhor elegível do Pan-Americano 2019 + o melhor africano, o melhor asiático, o melhor europeu e o melhor da Oceania, todos elegíveis do ISA Games 2019.
- O campeão da Copa da Nação Anfitriã, que será realizada somente entre japoneses. Se algum japonês ou japonesa se classificar por algum outro método, não haverá a Copa da Nação Anfitriã e será aberta mais uma vaga para o nível hierárquico de número 2.
O local de competição foi em Chiba, a 40 minutos de Tóquio. O pico se chama Tsurigasaki.
Já em 2024, nos jogos Olímpicos de Paris, a competição do surf vai acontecer no lendário e perigoso pico de Teahupo’o.
Agora que você já conhece as regras de surf dos Jogos Olímpicos e também da WSL, pode ficar na torcida por Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e todos os membros da Brazilian Storm.
Aproveite para ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre surf com outros conteúdos:
- Saiba tudo sobre surf: história, regras e principais manobras
- Tipos de pranchas de surf: saiba como fazer a escolha certa
- Marcas de surf: roupas e artigos mais usados pelos surfistas
- As 11 melhores praias para surfar no Brasil
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.