A tarde desta segunda-feira (14) foi especial para Mateus Herdy em Saquarema. O jovem igualou Gabriel Medina ao executar um backflip inacreditável e tirar uma nota 10.

Enfrentando Keijiro Nishi, Rafael Teixeira e Carlos Munoz, Herdy fez história e se tornou o primeiro surfista da divisão de acesso a executar a manobra durante um evento do Challenger Series.

Mateus Herdy iguala Gabriel Medina com backflip e segue vivo no Challenger Series

Até o momento, Gabriel Medina é o único a executar um backflip na elite do circuito mundial. O tricampeão fez a manobra em duas oportunidades.

Nesta segunda-feira (14), Mateus Herdy se tornou o primeiro surfista da história da divisão de acesso a mandar um backflip em competição. O brasileiro recebeu uma nota 10 unânime dos juízes:

Quando eu dropei a onda, eu pensei que ela era mais ou menos, não achei que era não tão boa. No último segundo antes de eu dar o aéreo, a onda fez uma boa rampa. Eu arrisquei, não sabia se ia voltar, acabei voltando, foi irado.

Fiquei até na dúvida se foi tão bom. Quando eu escutei a nota, nossa, deve ter sido bom. Os juízes gostaram, todos deram 10, às vezes sai 10 sem todos os juízes, então isso é legal.

Essa nota foi fundamental para Mateus, que segue vivo na etapa de Saquarema. A próxima bateria de Herdy será pelo round de oitavas de final contra o australiano Morgan Cibilic.

Se avançar para o round de quartas de final, Mateus Herdy entra no top 10 do ranking. Caso siga mais adiante na competição, sua chances de entrar no circuito mundial de 2025 aumentam cada vez mais.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade: