O Brasil comemorou no ISA Games de 2024 e assegurou uma vaga extra para as Olimpíadas. Contudo, na edição de 2022 da competição, outro país também conquistou um terceiro surfista para os jogos de Paris.

Naquela ocasião, o Japão triunfou no ISA Games realizado na Califórnia em 2022, com uma excelente performance de Kanoa Igarashi. Portanto, o país também possui direito a uma terceira vaga.

Connor O’Leary, surfista australiano com mãe japonesa, garante vaga

Nas Olimpíadas! Japão terá surfista australiano com a terceira vaga no ISA Games
WSL/Thiago Diz

Quando o surfista australiano Connor O’Leary começou a usar a bandeira japonesa em sua lycra nas competições da WSL em 2023, ficou evidente que ele estava prestes a mudar de nacionalidade.

Esse movimento tem se tornado cada vez mais comum entre atletas com dupla cidadania. No caso de O’Leary, apesar de ter nascido na Austrália, sua mãe é japonesa.

O surfista australiano/japonês utilizou suas redes sociais para celebrar sua classificação para as próximas Olimpíadas.

Tão entusiasmado por anunciar oficialmente que vou representar o Japão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024! Obrigado à NSA e ao JOC pela incrível oportunidade. Taiti, aqui vamos nós. Para todos os meus fãs, a entrada dos meus sonhos nas olimpíadas foi decidida!”, escreveu Connor.

Atualmente com 30 anos, O’Leary vem em boa fase no circuito mundial e nas Olimpíadas fará um trio com Kanoa Igarashi e Reo Inaba para representar o Japão.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: