A CBSk foi desfiliada pela World Skate após não chegar a um acordo com a CBHP. A World Skate, a federação internacional que governa as modalidades, decidiu reconhecer a CBHP como sua única representante no Brasil. Saiba mais a seguir.

CBSk é desfiliada e COB assumirá skate até os Jogos Olímpicos de 2024

Divulgação
Divulgação

A World Skate (WS) determinou que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) assumirá a gestão do skate até os Jogos Olímpicos de Paris, assegurando a participação dos atletas brasileiros.

A situação é mais um episódio na disputa política entre CBSk, CBHP e WS. Quando o skate foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os skatistas optaram por não se associar à CBHP, escolhendo a CBSk, que foi reconhecida pelo COB para cuidar do skate olímpico.

No entanto, a World Skate modificou seu estatuto, aceitando apenas uma entidade nacional por país e unindo skate e roller sports em uma única federação nacional. No Brasil e em alguns outros países, os skatistas se opuseram à fusão com os roller sports.

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

CBHP deve unificar as modalidades dentro de uma única entidade

Divulgação
Divulgação

Com a falta de acordo no país, a WS decidiu que a CBHP seria a entidade filiada. Segundo comunicado da World Skate, a CBHP deve estabelecer uma entidade única para todas as modalidades da WS no Brasil até abril, garantindo autonomia técnica e financeira para cada esporte.

Além disso, o Comitê Olímpico do Brasil foi designado como gestor da modalidade até os Jogos Olímpicos, assegurando a participação dos atletas brasileiros em eventos classificatórios e na Olimpíada.

Vale ressaltar que a CBSk tem o apoio irrestrito da comunidade brasileira do skate e enfrentou problemas políticos com a World Skate, culminando na retirada da chancela dos Campeonatos Mundiais em 2022.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: