A CBSk foi desfiliada pela World Skate após não chegar a um acordo com a CBHP. A World Skate, a federação internacional que governa as modalidades, decidiu reconhecer a CBHP como sua única representante no Brasil. Saiba mais a seguir.
CBSk é desfiliada e COB assumirá skate até os Jogos Olímpicos de 2024
A World Skate (WS) determinou que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) assumirá a gestão do skate até os Jogos Olímpicos de Paris, assegurando a participação dos atletas brasileiros.
A situação é mais um episódio na disputa política entre CBSk, CBHP e WS. Quando o skate foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os skatistas optaram por não se associar à CBHP, escolhendo a CBSk, que foi reconhecida pelo COB para cuidar do skate olímpico.
🚨URGENTE
World Skate desfilia a CBSK e deixa o 🛹skate 🇧🇷brasileiro na mão do COB até Paris-2024.
Após os Jogos, a CBHP (Hóquei e Patinação) deve criar uma organização guarda-chuva para cuidar de todas as 13 disciplinas reconhecidas pela WS.
Assim, a CBSK perde todo seu poder
— Os Olímpicos (@osolimpicos) January 10, 2024
No entanto, a World Skate modificou seu estatuto, aceitando apenas uma entidade nacional por país e unindo skate e roller sports em uma única federação nacional. No Brasil e em alguns outros países, os skatistas se opuseram à fusão com os roller sports.
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
CBHP deve unificar as modalidades dentro de uma única entidade
Com a falta de acordo no país, a WS decidiu que a CBHP seria a entidade filiada. Segundo comunicado da World Skate, a CBHP deve estabelecer uma entidade única para todas as modalidades da WS no Brasil até abril, garantindo autonomia técnica e financeira para cada esporte.
Além disso, o Comitê Olímpico do Brasil foi designado como gestor da modalidade até os Jogos Olímpicos, assegurando a participação dos atletas brasileiros em eventos classificatórios e na Olimpíada.
Vale ressaltar que a CBSk tem o apoio irrestrito da comunidade brasileira do skate e enfrentou problemas políticos com a World Skate, culminando na retirada da chancela dos Campeonatos Mundiais em 2022.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- URGENTE: Macron pode retirar mais de 200 atletas de país europeu das Olimpíadas de Paris 2024
- URGENTE! Haas demite Günther Steiner e já tem substituto
- Astro do futsal espanhol, brasileiro Lucão defende psicologia no esporte: “Deveria ser obrigação!”
- A superação de Babi Domingos: de grave lesão até Olímpiadas 2024
- Brasileiros disputam Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024 de olho na edição adulta
- Abolição da ‘Lei Beckham’ na Itália pode prejudicar Ferrari na Fórmula 1
- Técnico do Minas alfineta Flamengo antes de jogo decisivo pelo NBB
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.