O ano de 2023 marcou o retorno do mais alto nível da ginasta brasileira Bárbara Domingos, conhecida carinhosamente como Babi Domingos.
A atleta mostrou ser um verdadeiro exemplo de superação após enfrentar uma grave lesão que a afastou temporariamente das competições e teve até interferência cirúrgica.
Continue no texto para conferir mais sobre essa incrível história da atleta Babi Domingos rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Babi Domingos: o grande nome de superação do Brasil nas Olimpíadas 2024
Em dezembro de 2021, uma lesão no quadril, que a levou a passar por uma cirurgia em naquele mês, representou um dos maiores desafios na carreira de Babi Domingos.
Seis meses afastada da Ginástica, foi um teste que mostrou a mentalidade que atleta ainda tinha guardada para vencer os obstáculos que, posteriormente, valeram a pena.
Babi Domingos provou sua determinação ao retornar ao mais alto nível em 2023, conquistando posições de grande enfase no cenário e ficando, de uma vez por todas, entre as selecionadas para Paris 2024.
A temporada competitiva em 2023 começou em março, na Copa do Mundo de Sófia, Bulgária. Por lá, ela conseguiu o feito de ser a primeira brasileira a chegar à final de uma Copa do Mundo, alcançando esse fato tanto no Aro quanto na Fita.
Sua performance com a Fita simplesmente lhe rendeu a medalha de bronze, marcando mais um recorde para a jovem de 23 anos.
Ver essa foto no Instagram
O ano de 2023 e o caminho rumo ao topo do mundo
Em uma semana seguinte, no Grande Prêmio de Thiais, França, Bárbara Domingos alcançou mais uma medalha de ouro com a Fita.
Vale destacar o grande feito da atleta que colocou o hino nacional brasileiro pela primeira vez em uma competição de Ginástica Rítmica fora das Américas.
No mês de junho, Babi Domingos consolidou seu domínio ao ser a grande campeã Pan-Americana do All-Around em Guadalajara, México.
Além do título principal, ela conquistou mais duas medalhas de ouro com Tacos e Fita, adicionando uma medalha de prata com Argola ao seu currículo.
Seguindo o ano mágico, em sua jornada pela Europa, Babi Domingos conquistou outra medalha de bronze com a Fita na World Challenge Cup em Cluj-Napoca, Romênia.
Por fim, no Mundial de Valência, que tinha tudo para ser o grande objetivo da atleta, Domingos fez história ao ficar em 11º lugar no geral, garantindo uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos.
Esse ano de glória contrastou fortemente com os desafios enfrentados por Domingos em 2021. De fato, não há como negar que Babi Domingos é o verdadeiro exemplo da frase: “todo esforço será recompesado”.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.