O Comitê Executivo da Panam Sports anunciou, de forma unânime nesta quarta-feira (3), a revogação da cidade de Barranquilla, na Colômbia, como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Saiba mais a seguir.

Panam Sports retira Jogos Pan-Americanos de 2027 de Barranquilla

Divulgação
Divulgação

A decisão do Panam Sports decorreu do não cumprimento de diversos aspectos do contrato assinado entre a cidade e a entidade.

Em uma reunião realizada em Santiago, no Chile, em 19 de outubro de 2023, as autoridades colombianas enviaram uma carta oficial datada de 25 de outubro, solicitando uma prorrogação dos prazos estabelecidos no contrato.

A proposta foi inicialmente aceita, com uma nova data estipulada para o período de 30 de dezembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024.

Apesar de ainda estar no prazo, o Panam Sports alegou que um novo descumprimento por parte das autoridades colombianas tornou sem efeito essa proposta, levando o Comitê Executivo a decidir pela retirada da sede dos Jogos de 2027 de Barranquilla.

A entidade expressou profundo pesar pela situação, ressaltando que a decisão visa garantir o futuro do evento multiesportivo e o bem-estar dos atletas do continente.

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

De volta ao Brasil? Panam Sports pode selecionar São Paulo como nova sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027

Divulgação
Divulgação

Bom lembrar que Barranquilla foi escolhida como sede em agosto de 2021, sendo a única cidade a se candidatar para receber os Jogos.

Inicialmente programado para ocorrer de 22 de outubro a 7 de novembro, o evento agora terá a necessidade de um novo processo de seleção para a escolha de uma nova sede.

São Paulo, que se candidatou para 2031 durante o Pan de Santiago, surge como favorita para substituir a cidade colombiana.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: