Rayssa Leal conquistou a medalha de bronze no skate street feminino com muita emoção e um recorde olímpico, alcançando o terceiro lugar na última manobra dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conquistar uma das maiores notas do skate nas olimpiadas.
Rayssa começou de forma instável, errando nas duas primeiras voltas da bateria e precisando de notas altas nas manobras para se recuperar. Com seu talento, ela conseguiu a maior nota da história do skate street olímpico até então, com 92,68, avançando em sétimo lugar.
Na final, a brasileira terminou a fase de voltas em quinto lugar, com uma nota de 71,66. Durante as manobras, Rayssa se superou, batendo seu próprio recorde na segunda tentativa com 92,88. Após errar na primeira, terceira e quarta tentativas, ela conseguiu um 88,83 na última, garantindo o bronze em Paris.
Rayssa alcançam uma das maiores notas do skate nas Olimpíadas, mas Pamela e Gabi não avançaram
Gabi Mazetto e Pâmela Rosa competiram na segunda bateria, mas não conseguiram avançar para a final. As duas somaram 144,35 e 205,23 pontos, respectivamente, não alcançando as oito primeiras colocações.
Pâmela admitiu que sofreu uma lesão novamente. Em Tóquio 2020, ela também machucou o tornozelo e ficou fora das finais. Mesmo se recuperando com boas manobras, suas pontuações não foram suficientes.
Um pouco triste. A história de Tóquio se repetiu aqui, mas estou bem. Agora é me recuperar. Foi exatamente a mesma coisa de Tóquio, só que na pista. Seria difícil. A torcida veio em peso e nos conforta ainda mais
Gabi Mazetto fez sua estreia nos Jogos Olímpicos, mas errou as quatro manobras. Emocionada após a disputa, ela saiu com um sorriso no rosto por realizar o sonho de competir no torneio.
Confira as maiores notas no skate nas Olimpíadas
Nas Olimpíadas, o skate é dividido em duas disciplinas principais: street e park, tanto para homens quanto para mulheres. As maiores notas variam a cada edição dos Jogos.
Cada pontuação vai de zero a 100 em Paris 2024, ao contrário de Tóquio 2020 em que o máximo era 10 – com a exceção da modalidade park que já tinha este sistema de notas. No entanto, a rigidez para as manobras era a mesma na Olimpíada do Japão para homens e mulheres, o que pode gerar estranhamento.
Keegan Palmer foi quem ganhou o ouro no park em 2020, com uma pontuação de 95,83 na final. Até hoje, é a maior pontuação do skate somando as duas disciplinas (park e street) nos dois últimos Jogos Olímpicos
- Maior nota do skate park na história das Olimpíadas: 95,83 (Keegan Palmer em 2020 na etapa park)
- Maior nota do skate street na história das Olimpíadas: 92,88 (Rayssa Leal em 2024)
Rayssa conseguiu esta pontuação para avançar às finais, e por isso não foi campeã em Paris: esta nota serviu para classificar. Na decisão, não conseguiu reproduzir as mesmas manobras, mas na última das cinco tentativas na etapa de “melhor manobra”, acertou o que precisava para lhe colocar em 3º lugar e garantir o bronze.
Ver esta publicação no Instagram
Agora que ficou em dia com as maiores notas do skate nas Olimpíadas, confira outros conteúdos sobre o esporte:
- Skate nas Olimpíadas: confira os 12 atletas brasileiros que vão à Paris 2024 brigar por medalhas
- Skate nas Olimpíadas: história, modalidades e todos os pódios
- Bob Burnquist comenta sobre briga política no skate
- Lenda do skate, Mineirinho aponta os próximos talentos brasileiros além de Rayssa Leal
- Pista de skate: os tipos de rampas e as suas modalidades
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.