A entrega da premiação aos atletas medalhistas dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Santiago 2023 ocorreu pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que também revelou atualizações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

No Palácio da Cidade, na quinta-feira (21), uma cerimônia foi realizada com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o Secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder, juntamente com membros do Time Rio.

O programa Time Rio Olímpico e Paralímpico, uma iniciativa conjunta da Prefeitura do Rio e dos Comitês Olímpico e Paralímpico do Brasil, foi destacado durante o evento.

Flávia Saraiva enfrentou desafios em sua carreira no último ano

O início de 2023 não foi fácil. Já que Flávia Saraiva estava se recuperando após mais uma cirurgia no tornozelo. Porém, teve condições de participar do Mundial de Ginástica Artística, na Antuérpia, na Bélgica, em outubro.

Na competição, a atleta conquistou a medalha de prata por equipes e o bronze no solo individual.

Já em outubro, vieram os Jogos Pan-Americanos. Assim, na Ginástica Artística, Flávia Saraiva faturou a prata no individual geral, no solo e na trave, além do bronze nas assimétricas.

Inclusive, a atleta também é a maior medalhista feminina na história do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, igualando feito de Daniele Hypólito e Larissa Oliveira.

No final de 2023, Flávia Saraiva foi eleita a Atleta da Torcida do Prêmio Brasil Olímpico. Foi a segunda vez que recebeu o prêmio. A primeira foi justamente no ano que a categoria foi criada, em 2014.

Inspirando uma nação: a missão de Flávia Saraiva na ginástica

Após a cerimônia de premiação da Prefeitura do Rio, Flávia Saraiva concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia e contou como planeja usar sua visibilidade e conquistas para pressionar os governantes a agirem em prol do esporte de alto rendimento.

Eu vejo como atleta que eu quero competir da melhor forma possível porque eu quero deixar o meu país muito feliz. Eu compito para o público se sentir abraçado e para incentivar muitas crianças a praticarem esporte.