O Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, anunciou, nesta segunda-feira (4), que o Centro de Treinamento da Ginástica Artística passou por uma renovação, em busca de melhores resultados.

Com isso, toda aparelhagem que as seleções brasileiras femininas e masculinas de Ginástica Artística será a mesma usada nas disputas dos próximos Jogos Olímpicos.

A mudança, inclusive, já tem a aprovação de grandes nomes da Ginástica Artística brasileira, como Rebeca Andrade. Em entrevista ao site oficial do COB, a campeã olímpica contou que foi um pedido dos próprios atletas.

É como nosso corpo, quanto mais você conhece e confia nele, mais diferença ele faz ao seu favor. Pedimos muito por isso e, como já fizemos em outros Jogos, o COB conseguiu adquirir e disponibilizou isso para a gente. Estamos muito felizes!” disse Rebeca Andrade.

Brasil é pioneiro na renovação dos equipamentos

Os novos equipamentos são da marca francesa Gymnova. E o Brasil é o primeiro país a ter todos os aparelhos da marca em seu Centro de Treinamento. Isso faz com que atraia olhares de todo o mundo para o COB.

Em entrevista ao site do COB, a gestora esportiva Juliana Fajardo explicou como até a cor dos aparelhos pode influenciar em busca de uma melhor atuação nos Jogos Olímpicos.

Os atletas precisam se adaptar a cada aparelho. É um equipamento mais claro e eles tinham a cor azul de referência. Por isso, a adaptação é mais difícil. Os atletas estão acostumados num salto mortal, por exemplo, a ver o teto claro e ver o azul na chegada. Agora, pode ser que vejam um teto claro e o chão mais claro que o teto. É uma mudança significativa” disse Fajardo.

Treinador da seleção feminina de Ginástica Artística analisa como os novos aparelhos vão influenciar

O treinador da seleção feminina de ginástica artística, Chico Porath, contou que a equipe vai se adaptar e, com isso, criar mais consistência nos treinamentos até o início dos Jogos Olímpicos de Paris.

Diminuímos o desgaste de ter que viajar para buscar a experiência nos aparelhos. Vamos competir e voltamos para treinar na nossa casa.