Rivaldo foi um meio-campista que está, até hoje, entre os melhores jogadores brasileiros da história. Fez parte, inclusive, da seleção brasileira em 2002, ano do pentacampeonato. Saiba mais sobre a história do jogador.

Início da carreira

O primeiro clube, já como profissional, na carreira de Rivaldo foi o Santa Cruz, clube pelo qual assinou contrato em 1991, aos 19 anos. Anteriormente, nas categorias de base, o jogador já havia chamado atenção. Assim, em nove jogos disputados, marcou 11 gols.

No ano seguinte, foi um dos destaques da equipe na Copa São Paulo de Futebol Junior e, com isso, foi negociado com o Mogi Mirim.

Rivaldo seguiu tendo destaque e, em 31 jogos, marcou 13 gols. Já em 1993, despertou o interesse do primeiro clube grande de sua carreira, o Corinthians. Um de seus feitos foi o gol marcado do meio do campo.

Primeiros clubes grandes

Rivaldo chegou ao Corinthians por empréstimo e, apesar de um início não muito bom, no Campeonato Brasileiro daquele ano, Rivaldo já começou a mostrar suas credenciais e marcou 11 gols. Com isso, ganhou a Bola de Prata da Revista Placar.

Mas, como não vinha repetindo as boas atuações no ano seguinte, o Corinthians não exerceu a compra do jogador. Isso abriu espaço para o Palmeiras, que entrou na jogada e conseguiu sua contração junto ao Mogi Mirim, clube ao qual Rivaldo pertencia.

Sua estreia pelo clube alviverde foi na goleada, por 4 x 0, sobre o Paraná, pelo Campeonato Brasileiro. Inclusive, foi um dos artilheiros da equipe, que terminou a temporada com o título da competição.

Inclusive, com direito à chamada “lei do ex”. Já que o Palmeiras enfrentou na final justamente o Corinthians e Rivaldo foi destaque nas duas partidas. No jogo de ida, vitória do Verdão, por 3 x 1, com dois gols do jogador. E na volta, mais um gol dele, partida empatada, em 1 x 1, e o seu primeiro título na carreira.

Rivaldo ficou mais dois anos no Palmeiras e conquistou seu segundo título, em 1996, o de campeão paulista. Encerrou sua passagem pelo clube com 128 jogos e 69 gols marcados.

Deportivo La Coruña

Rivaldo passou apenas uma temporada no Deportivo La Coruña, clube espanhol. No entanto, teve bastante destaque, com 21 gols marcados em 41 partidas que disputou. Com isso, a equipe terminou em quarto lugar na temporada 1996/97 do Campeonato Espanhol.

Barcelona

Com as boas atuações, Rivaldo foi contratado pelo Barcelona, mais um clube espanhol. E tinha já uma grade missão, substituir Ronaldo, que havia se transferido para a Itália. Mas o jogador não sentiu a pressão e, com gols e boas atuações, contribuiu para que o Barcelona fosse campeão do Espanhol na temporada 1997/98. E o brasileiro foi o vice-artilheiro da competição, com 19 gols marcados.

No geral, Rivaldo marcou 28 gols e ainda esteve presente no elenco do Barcelona, que também foi campeão da Copa do Rei e da Supercopa Europeia.

Rivaldo permaneceu no Barcelona até a temporada 2001/02. Ao todo, o jogador disputou 235 jogos pela equipe e marcou 130 gols. Foi também vestindo a camisa do Barça que Rivaldo foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo em 1999.

Copas do Mundo

Rivaldo disputou duas Copas do Mundo, a de 1998 e a de 2002. Em 1998, quando o Brasil foi vice-campeão, o jogador disputou todos os jogos e marcou três gols, além de ter dado duas assistências.

Já em 2002, ano em que o Brasil foi pentacampeão, Rivaldo foi ainda mais decisivo, marcando cinco gols, além de uma assistência. Destaque para o gol de empate no jogo contra a Inglaterra, que o Brasil venceu, por 2 x 1.

Milan

No meio de 2002, ainda antes da Copa do Mundo, Rivaldo se transferiu para o Milan, da Itália. Na primeira temporada, marcou oito gols nas 38 partidas que disputou. Inclusive, participando das conquistas da Copa da Itália e da Liga dos Campeões. No entanto, não estava muito satisfeito e resolveu retornar ao Brasil em 2004. Seu destino foi o Cruzeiro.

Cruzeiro

Seu retorno ao Brasil não foi como o esperado. Contratado pelo Cruzeiro visando a Libertadores, Rivaldo disputou apenas 11 jogos pelo clube mineiro, marcando dois gols. Deixou o clube no final de fevereiro.

Próximo destino: Grécia

Após a passagem apagada no Cruzeiro, Rivaldo assinou com o Olympiacos, da Grécia. Foram três temporadas na equipe, com 95 jogos disputados e tendo marcado 43 gols. Destaque para dois deles: um de falta, contra o Panathinaikos, também da Grécia, e o outro, contra o Liverpool, na Copa da UEFA.

Rivaldo também conquistou cinco títulos pela equipe. Foram eles: duas Copas da Grécia e três Campeonatos Gregos.

Ainda na Grécia, Rivaldo assinou com o AEK, na temporada 2007/08. Em 43 jogos disputados, o jogador marcou 15 gols. Mas não conquistou nenhum título. Então, em 2008, deixou a equipe rumo a um destino não muito conhecido: o Uzbequistão, para jogar pelo Bunyodkor.

Bunyodkor

A transferência para o clube do Uzbequistão ocorreu por 10 milhões de euros. Rivaldo atuou pelo clube entre os anos de 2008 e 2010. Em 77 jogos disputados marcou 42 gols e conquistou duas vezes a competição nacional e uma copa.

Retorno ao Brasil

Após sete anos no exterior, Rivaldo decidiu voltar ao Brasil e o destino foi o São Paulo. Durante o ano de 2011, o meio-campista disputou quatro competições e esteve em campo em 46 jogos, marcando sete gols.

Kabuscorp

A última temporada de Rivaldo fora do Brasil foi no Kabuscorp, da Angola, em 2012. Inclusive, a contratação, considerada uma das maiores do futebol africano, girou em torno de cinco milhões de dólares. Ao todo, foram 21 jogos e 11 gols marcados.

Últimos clubes da carreira

De volta ao Brasil em 2013, Rivaldo atuou pelo São Caetano durante uma temporada. Assim, foram 19 jogos e dois gols marcados. Por fim, passou os dois últimos anos de carreira no Mogi Mirim.