Ao longo das décadas de ouro da sétima arte, já existiram diversos atletas brasileiros no cinema. Pelé, por exemplo, atuou em uma porção de filmes. Mas será que você se lembra do Rei do Futebol contracenando com Sylvester Stallone e Michael Cane?
No dia 19 de junho é comemorado o Dia Nacional do Cinema Brasileiro, uma data criada para celebrar as grandes obras produzidas no Brasil, assim como seus cineastas, atores e paisagens comuns para quem está acostumado com a dramaturgia brasileira.
Assim como o esporte traduz várias metáforas da sociedade, também expande chegando também às telonas por todo o país.
Pensando na celebração do dia 19 de junho, o Esportelandia separou alguns filmes os quais jogadores e atletas profissionais estrelaram, interpretando a si mesmos ou outros personagens.
Pelé, Anderson Silva e Zico são alguns dos atletas brasileiros no cinema
Ao longo da história do cinema nacional, diversos atletas brasileiros se aventuraram nas telonas, trazendo suas habilidades e carisma para o mundo do entretenimento. Aqui estão alguns exemplos notáveis:
Pelé (Edson Arantes do Nascimento)
- “Os Trombadinhas” (1979) – Pelé interpreta a si mesmo em um filme sobre crianças de rua.
- “Fuga para a Vitória” (1981) – Um filme internacional onde ele atua ao lado de Sylvester Stallone e Michael Caine.
- “O Preço da Vitória” – Aos 19 anos, ele apareceu em um filme dirigido por Oswaldo Sampaio, onde interpretou um jovem aspirante a se tornar um grande jogador de futebol.
- “Pedro Mico” – Aqui o Rei do Futebol faz o papel de um carioca analfabeto que rouba joias de um xeque e foge com elas, enganando a quadrilha para a qual trabalha.
- “O Barão Otelo no Bar dos Milhões” – Desempenha o papel de João-Sem-Direção, um homem pobre que equilibra seu trabalho em um posto de gasolina com diversos outros bicos, chegando até a ser gandula no Maracanã.
Além de ser um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Pelé também teve uma carreira no cinema, participando de filmes nacionais e internacionais.
Zico (Arthur Antunes Coimbra)
- Filme: “As Aventuras de Zico” (1998) – Um dos grandes atletas brasileiros no cinema, Zico fez participação especial neste filme.
Em Uma Aventura do Zico, lançado em 1998, Zico interpretou a si em uma história que mistura ficção e realidade, onde ele ajuda um grupo de crianças a resolver um mistério.
Essa foi uma forma de aproveitar sua popularidade e carisma para atrair o público infantil e jovem. O ex-jogador não chegou a entrar em campo com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas.
Anderson Silva
- Filme: Até que a Sorte nos Separe 2 (2013) – Participou da comédia brasileira estrelada por Leandro Hassum.
O lutador de MMA, conhecido por suas habilidades no octógono, mostrou seu talento também como ator em comédias nacionais.
Esses atletas brasileiros no cinema, com suas diferentes trajetórias e habilidades, trouxeram um pouco de suas experiências esportivas para enriquecer o cinema brasileiro, proporcionando uma mistura interessante entre esporte e arte.
Ver esta publicação no Instagram
Agora que você já lembrou de alguns atletas brasileiros no cinema, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Esquiva Falcão: biografia, medalhas e números do boxeador
- Hebert Conceição: biografia, medalhas e números do boxeador
- 5 melhores filmes de Karatê Kid de todos os tempos
- 5 melhores séries de Karatê
- Seleção Sérvia de Futebol: história, títulos e recordes
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.