O mundo do esporte é repleto de histórias inspiradoras de superação e dedicação, e uma delas ganhou destaque internacional nos últimos anos.

Durval Queiroz Neto, mais conhecido como Duzão, nascido em Cuiabá, em 27 de agosto de 1992, provou que sonhos podem ser alcançados com determinação e trabalho árduo.

Ele se tornou um marco para o futebol americano brasileiro ao se tornar o primeiro atleta do Brasil a entrar na National Football League (NFL) vindo do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. 

Isso porque, os brasileiros da NFL que chegaram antes, todos tiveram formação na NCAA (principal campeonato nacional de futebol americano universitário dos Estados Unidos).

Duzão: carreira antes da NFL

Antes de iniciar sua carreira no futebol americano, Duzão trilhou o caminho de outros esportes, como muitos brasileiros.

Começou como praticante de judô e ganhou medalhas, antes de se tornar jogador de futebol americano, passando por times como Tangará Taurus, Cuiabá Arsenal e Galo FA.

No entanto, seu comprometimento com o esporte não parou por aí. Além de suas conquistas no campo, ele se formou em Engenharia Agronômica.

Posteriormente, trocou sua carreira nas fazendas da família por um sonho maior: jogar na NFL. Este sonho se tornou realidade graças a seu agente, o americano Kenneth “KJ” Joshen Jr.

Apesar de toda a fama obtida através do engajamento por ter ido à NFL, Duzão não esquece suas raízes, desde a cidade onde nasceu (Cuiabá) e cresceu (Diamantino-MT), até o primeiro esporte que praticou (judô).

Inclusive, já treinou com o brasileiro David Moura, atleta da Seleção Brasileira de Judô e número 1 do mundo.

Chegada de Duzão à NFL através de um reality show

Sua jornada foi documentada no programa de TV “NFL Undiscovered”, transmitido pela NFL Network, ampliando sua visibilidade e inspirando jovens atletas em todo o Brasil.

Uma conquista notável de Duzão foi sua ascensão à NFL sem passar pela tradicional rota da NCAA, superando as probabilidades e impressionando olheiros da liga com sua destreza nos drills e exercícios específicos, rivalizando com os atletas de elite formados nas universidades americanas.

A assinatura de um contrato de três anos com o Miami Dolphins em 2019 marcou o auge de sua carreira, tornando-o um verdadeiro pioneiro.

Duzão continuou sua busca incansável por uma vaga no time titular, exibindo habilidades excepcionais e até trocando de posição, deixando de ser DT da linha defensiva para G (guard) da Linha Ofensiva, seguindo o conselho de um coaching do clube.

Entrevista com Duzão: um dos brasileiros que passou pela NFL

Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, Duzão comentou sobre seu período na NFL.

Apesar de ter atuado em poucas oportunidades, destacou a experiência como positiva do ponto de vista pessoal.

Além de ter tido a oportunidade de defender a Seleção Brasileira da modalidade.

Foi uma experiência muito boa. Ter vivido e conseguido chegar o mais longe que um atleta aqui do Brasil poderia ter chegado no meu esporte (futebol americano).

Foi muito gratificante ter jogado tanto na Seleção Brasileira quanto na NFL. Foi uma bagagem que o cara guarda para o resto da vida.

[ENTREVISTA] Duzão detalha vida NFL: sonhos, Superbowl e frustrações no futebol americano
Arquivo Pessoal

Dificuldades na NFL: lesão, pandemia e mudança de posição

Apesar de ser o primeiro brasileiro a ir à NFL através do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, Duzão relembrou os diversos problemas que teve em sua passagem na NFL.

Obviamente que o atleta queria ter atuado mais pelo Miami Dolphins e acredita que poderia ter tido mais oportunidades, mas é grato por sua curta carreira.

Eu queria ter tido mais experiência em jogos. Mas foram muitas coisas que aconteceram no time.

  • No primeiro ano me trocaram de posição;
  • No segundo ano teve pandemia, onde eu teria tido mais oportunidade de jogar nos jogos de pré-temporada;
  • No meu terceiro ano eu machuquei bem quando iam ter os primeiros jogos de pré-temporada;

Nos jogos que joguei, fui razoavelmente bem. Então, precisava ter tido mais oportunidade. Tive muita experiência dentro do time, nos treinos, muita competição.

[ENTREVISTA] Duzão detalha vida NFL: sonhos, Superbowl e frustrações no futebol americano
Duzão com a camisa do Miami Dolphins

Os sonhos de Duzão: realizados e a realizar

Apesar das dificuldades na passagem pela NFL, Duzão viu a passagem como um divisor de águas em sua vida. Dos sonhos do garoto Durval Queiroz Neto, muitos deles foram realizados desde a chegada à NFL.

As oportunidades que a ida aos Estados Unidos lhe deram, como fama, publicidade e dinheiro, ajudou na realização. Entretanto, o ex-atleta ainda tem alguns sonhos a realizar.

Ainda faltam dois sonhos para realizar: formar uma família – casar e ter filhos – e comprar um avião pequeno (risos). Tenhos estes sonhos para realizar ainda.

Sobre o avião, é um sonho que tem desde garoto. Criado em família agrícola, cresceu mexendo com gado e andando de cavalo. Mas, além de ajudar a família, também sonhava em ser piloto de avião.

Entretanto, não queria ser piloto comercial, queria saber como pilotar. Correu atrás dos sonhos e já tem como hobby pilotar, agora só falta comprar seu próprio avião.

Duzão comparou o Superbowl 2023 a um ballet

Vendo o futebol americano como arte, Durval Queiroz elogiou o Superbowl 2023 como um verdadeiro show de ballet.

O Superbowl é um super evento. O americano e o país param para ver o jogo.

Os dois times quando chegam naquela situação (Superbowl), eles estão tão articulados, tão bem organizados, que é uma coisa mágica de se ver.

Parece um ballet: ali você vê as melhores jogadas do ano e muita competição.

Após sair da NFL, Duzão voltou ao Brasil: Galo FA e aposentadoria

Após ser dispensado pelo Miami Dolphins, Duzão foi contratado pelo Galo FA (time de futebol americano do Atlético-MG), time do qual defendia antes da ida para a NFL. Entretanto, o atleta já estava decidido a se aposentar quando recebeu o convite:

Eu tinha decidido aposentar. Mas veio o Ed, do Galo, me chamou e perguntou se eu não tinha interesse de jogar alguns jogos.

Falou que eu não precisaria morar em Belo Horizonte, pois eu já estava com outros projetos aqui no Mato Grosso, onde eu moro.

Pediram para eu organizar meu tempo e ir passar um tempo lá para jogar.

Ajuda no desenvolvimento do Galo FA

Então, o Atlético-MG, visando também o marketing e o ganho de experiência, enfatizou o quão fundamental seria a chegada do atleta, que serviria de inspiração para os jogadores do Galo FA durante seu período por lá e poderia trocar experiências com os mais jovens. E assim foi feito.

É um time que eu tenho um carinho especial, que joguei antes de ir para os Estados Unidos, tem uma boa organização…

Então, eu quis ir para lá ajudar um pouco os jogadores, o time em si… Passar minha experiência.

Títulos e conquistas marcantes de Duzão

  • 2016 – Campeonato Mato-Grossense – Cuiabá Arsenal
  • 2017 – Convocado para o Brasil Onças, a Seleção Brasileira de Futebol Americano
  • 2017 – Melhor Defensive tackles (DT) do Brasil – Cuiabá Arsenal
  • 2018 – Campeão Brasileiro – Galo FA
  • 2019 – Selecionado pelo Miami Dolphins
  • 2023 – Fundou a United Box (centro de treinamento/academia conceitual focada em alta performance)