Musculação é mais eficiente que exercícios aeróbicos para emagrecer. Muitas dúvidas  surgem quando você começa a treinar, e talvez a mais comum seja: é melhor fazer o treino de aeróbico antes ou depois da musculação?

O assunto é polêmico e divide opiniões. Mas, para acabar de vez com essa dúvida, conversamos com o personal training Lucas Teixeira

Durante os exercícios físicos, os músculos sofrem pequenas lesões em suas fibras e, depois que acaba o treino, o organismo começa a repor e reparar as fibras danificadas.

O processo de “lesão” das fibras musculares acontece devido ao estresse muscular. Isso é devido à sobrecarga, ou seja, a realização de exercícios com uma carga superior à que os músculos estão acostumados. Induzindo um processo de adaptação muscular leva à hipertrofia.

Aquela sensação de inchaço pós treino, por exemplo. São os nossos músculos recuperando-se após altas tensões. Assim, eles inflamam como um processo de recuperação. É o que afirma, também, uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia. O estudo comprovou a eficácia para os praticantes da musculação, após testes cardiovasculares. 

Musculação é mais eficiente que exercícios aeróbicos para emagrecer

Entretanto, apenas o treino de musculação não é suficiente, a alimentação é outro fator de peso. Tem muita sobremesa boa que as pessoas deixam de comer. O motivo: a culpa de engordar, fazendo exercícios mirabolantes na esteira. 

A hipertrofia muscular corresponde ao aumento da massa muscular que é o resultado do equilíbrio entre três fatores: prática de exercício físico intenso, alimentação adequada e descanso.

Sempre que iniciamos uma atividade física, nosso corpo faz uso de uma reserva energética chamada de glicogênio muscular, afirmou o Personal Training, Lucas F. Teixeira. Segundo ele, esse processo natural de transformações energéticas ocorrem quando o corpo tem um esgotamento e assim, começa queimar gordura.

Não que os exercícios aeróbicos sejam ruins, muito pelo contrário. Isso depende do objetivo e da finalidade. A musculação, por ter alta intensidade, é capaz de esgotar o glicogênio muito mais rapidamente que as atividades aeróbicas, facilitando a queima de gordura. Portanto, quando você realiza a hipertrofia antes de treinar o cardio, seu corpo fica disposto a queimar o estoque de gordura corporal.

“Meu pai por exemplo, que está aqui hoje na academia, que é treinado por mim. Olhou em direção ao pai, reiterando as condições físicas. Ele faz exercícios de musculação e cardio, mas não perde a oportunidade de caminhar aos finais de semana no lago, muitas vezes isso importa mais”, afirma Lucas.

Tiago Bernardino

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação. Atuou no rádio CBN Londrina, nas emissoras das rádios Globo, Ayoba e Mundo Livre. Trabalhou com assessorias de imprensa pelo Instituto Internacional Arayara e do Observatório do Petróleo e Gás, na preservação da natureza e de biomas que apresentem riscos a população minoritária no Brasil. Trabalha em editora em Londrina.